Discursos sobre avaliação

uma discussão no tocante ao Ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Tamiris Machado Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Santa Catarina - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2551-0309
  • Angela Derlise Stube Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-6

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino Remoto Emergencial. Teoria Dialógica do Discurso. Educação.

Resumo

Este artigo analisa discursos sobre avaliação, especificamente nas dinâmicas de Ensino Remoto Emergencial quando da pandemia de Covid-19. O objetivo específico é entender os desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa da cidade de Chapecó-SC nas práticas de avaliação levadas a cabo no cenário sem interações presenciais. Trata-se de uma investigação qualitativa, cuja coleta de dados se deu em ambiente virtual, por aplicação de questionário, via Google Formulário. A análise dos dados está amparada teórico e metodologicamente na Teoria Dialógica do Discurso (Bakhtin, 2010; 2015; 2020; Volóchinov, 2017) e em estudos sobre avaliação (Zabala, 2014; Luckesi, 2008; 2013; Hoffmann, 2009; 2012). O gesto de análise indica que a avaliação ganhou contornos ainda mais complicados no cenário da pandemia, uma vez que se tensiona com instabilidades e incertezas próprias da esfera virtual.

Biografia do Autor

Tamiris Machado Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Santa Catarina - Brasil

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Estágio pós-doutoral em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. Bolsista PNPD/CAPES. Integrante do Grupo de Estudos Língua(gem), Discurso e Identidade.

Angela Derlise Stube, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil

Doutora em Linguística Aplicada, docente da UFFS, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Coordenadora do Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso e do Gelindi – Grupo de estudos Linguagem, Discurso e Identidade.

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Gonçalves, T. M. . ., & Stube, A. D. (2023). Discursos sobre avaliação: uma discussão no tocante ao Ensino Remoto Emergencial. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-6