discourses on assessment

a discussion about emergency remote teaching

Authors

  • Tamiris Machado Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Santa Catarina - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2551-0309
  • Angela Derlise Stube Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-6

Keywords:

Assessment. Emergency remote teaching. Dialogical Discourse Theory. Education.

Abstract

This article analyzes discourses on assessment, specifically regarding the dynamics of emergency remote teaching in the pandemic Covid-19 period. Its specific goal is to understand the challenges related to assessment practices conducted in the absence of in-person interactions encountered by Portuguese teachers in the city of Chapecó-SC. This is a qualitative investigation, whose data collection took place virtually, through the application of a questionnaire, via Google Forms. The data analysis relies, theoretically and methodologically, on the Dialogical Discourse Theory (BAKHTIN, 2010; 2015; 2020; VOLÓCHINOV, 2017), and on studies about assessment (ZABALA, 2014; LUCKESI, 2008; 2013; HOFFMANN, 2009; 2012). The analysis indicates that assessment took on even more complex contours in the pandemic scenario, as it is tensioned by instabilities and uncertainties that are typical of the virtual sphere.

 

Author Biographies

Tamiris Machado Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Santa Catarina - Brasil

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Estágio pós-doutoral em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. Bolsista PNPD/CAPES. Integrante do Grupo de Estudos Língua(gem), Discurso e Identidade.

Angela Derlise Stube, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil

Doutora em Linguística Aplicada, docente da UFFS, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Coordenadora do Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso e do Gelindi – Grupo de estudos Linguagem, Discurso e Identidade.

References

ANTONIO JÚNIOR, W. Avaliação da aprendizagem: perspectivas para o ensino fundamental. Bauru: Edição do autor, 2015.

BAJTÍN, M; VOLOSHINOV, V. ¿Qué es el linguaje? In: SILVESTRI, A; BLANCK, G. Bajtín y Vigoski: la organización de la enunciación. Barcelona: Antropos, 1993.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1º. ed. São Paulo: 34, 2015.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato [1920/1924]. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS: Jornal da Universidade. Edição de 02 de jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.

Acesso em: 10 jul. 2020.

BONETTE, L. M. C.; VOSGERAU, D. S. R. Plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o Ensino Médio. Educação em Revista, Marília, v. 11, n. 2, p. 7-22, jul./dez. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: www.mec.com.br. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 20 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica nº 32/2020/ASSESSORIA-GAB/GM/GM. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/nota-tecnica-mec-32-02062020.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

BRASIL. Diário Oficial da União. Despacho de 29 de maio de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: Outros Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

BUBNOVA, T. Yo también soy: fragmentos del otro. Buenos Aires: Egodot, 2015.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – CIEB (2020). Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino Remoto. Disponível em: CIEB. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educacão-para-Ensino-Remoto-030420.pdf. Acesso em: jun. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE (2020). Parecer CNE/CP nº 5/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: jun. 2020.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FERREIRA, Andréa T. B.; LEAL, Telma F. Avaliação na escola e o ensino de língua portuguesa: introdução ao tema. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. A (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. São Paulo: Autêntica, 2012.

GONÇALVES, T. M. Da relação eu-outro na esfera escolar: reflexões sobre o ato de avaliar. In: LIMA, S. A. C. Mikhail Bakhtin: letramentos e sociedade. Jundiaí-SP: Paco, 2023.

HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.

HOFFMANN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2019.

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-

between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 16 mai. 2020.

HARARI, Y. N. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. São Paulo: Caminhos das Letras, 2020.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2008.

INSTITUTO PENÍNSULA (2020). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.

MELLO, M. B. Alteridade e diálogo em Mikhail Bakhtin e o círculo:

Entrevista com Marisol Barenco de Mello. Entrevistadores: José Anchieta de Oliveira Bentes e Huber Kline Guedes Lobato. Periferia, v. 12, n. 1, p. 230-247, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/45854/33173. Acesso em: 18 jan. 2021.

MIOTELLO, V; PAJEÚ, H. M. Os gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana: recintos de encontro de duas esferas da vida. In: SOUZA, S.; SOBRAL, A. Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

PREFEITURA CHAPECÓ (2020). Aulas não têm previsão de retorno. Disponível em: https://wh3.com.br/noticia/201009/aulas-nao-tem-previsao-de-retorno-presencial-em-chapeco.html. Acesso em: 20 jul. 2020.

UNESCO (2020). Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco/. Acesso em: 20 jun. 2020.

UNICEF (2020). Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-daescola-na-america-latina-e-caribe. Acesso em: 15 nov. 2020.

RIOS, S. C. G. da S.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 6, n. 11, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/40. Acesso em: 25 out. 2023.

ROSA, S. S.; COUTINHO, C. P.; FLORES, M. A. Online peer assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação, Campinas, SP; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 55-83, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v22n1/1982-5765-aval-22-01-00055.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Gêneros, marcas linguísticas e enunciativas: uma análise discursiva. In: SOUZA, S.; SOBRAL, A. Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Comentários sobre o Círculo de Bakhtin e Vygotsky para uma concepção dialógica de educação. PERcursosLinguísticos, Vitória (ES), v.8, n.19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20636/14244. Acesso em: jul. 2021.

SUASSUNA, L. Paradigmas de avaliação: uma visão panorâmica. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (1929). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: 34, 2017.

VASSÍLIEV, N. M. M. Bakhtin como professor universitário. Revista Bakhtiniana, São Paulo, 13 (2): 203-211, maio/ago. 2018.

ZABALA, A. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Published

2023-12-24

How to Cite

Gonçalves, T. M. . ., & Stube, A. D. (2023). discourses on assessment : a discussion about emergency remote teaching. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-6