Ensino de linguagens na educação de jovens e adultos

uma proposta de letramento crítico, social e de resistência

Autores

  • Laécio Fernandes Oliveira Universidade Estadual da Paraíba, faculdade de Letras e Artes, Paraíba - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7684-1875
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba, Faculdade de Linguística, Letras e Artes, Paraíba - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9748-179X

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.1-22

Palavras-chave:

Ensino de linguagens. Educação de Jovens e Adultos. Letramentos crítico/social de resistência.

Resumo

Propomos com este estudo discutir o desenvolvimento dos letramentos crítico-social e de resistência através do ensino de linguagens e à luz da multimodalidade/semiótica. Objetiva refletir sobre o ensino de linguagens mediado por textos que circulem no cotidiano das cidades, cujos sentidos são constitutivos dos sujeitos nos espaços urbanos. Ancora-se na proposta da Linguística Aplicada Indisciplinar e da Linguística da Prática que primam pela inclusão do sujeito na materialidade textual. Como metodologia, apresenta um recorte de um projeto didático desenvolvido para uma turma da Educação Jovens e Adultos, circunscrito em dois momentos: sala de aula, onde o ensino de linguagens ocorreu mediado pelo gênero textual grafite; seguido de uma visita ao Museu Digital de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram o papel da escola em democratizar espaços urbanos, e de promover o desenvolvimento de letramentos crítico-social e de resistência a partir da leitura do grafite, cuja origem impõe ao texto aspecto socialmente marginalizado.

Biografia do Autor

Laécio Fernandes Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba, faculdade de Letras e Artes, Paraíba - Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB); Bolsista CAPES/CNPq e membro do grupo de pesquisa – TEOSSENO-CNPq-UEPB). Interessa-se pelos temas: ensino de linguagens e formação de professores; literaturas e suas significações em mídias contemporâneas.

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba, Faculdade de Linguística, Letras e Artes, Paraíba - Brasil

Doutor em Linguística. Professor da Faculdade de Linguística, Letras e Artes, e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa TEOSSENO-CNPq/UEPB.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Oliveira, L. F. ., & Rodrigues, L. P. . (2024). Ensino de linguagens na educação de jovens e adultos: uma proposta de letramento crítico, social e de resistência. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). https://doi.org/10.29327/210932.12.1-22