As mídias sociais do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas como instrumentos de educação não-formal
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.2-11Palavras-chave:
Museus. Educação não-formal. Mídias sociais.Resumo
A educação permeia diversos ambientes sociais e pode acontecer das mais variadas formas. Um dos espaços institucionalizados de educação não-formal onde é possível vivenciar práticas educativas é o museu. O Museu Amazônico, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas, tem por objetivo investigar e difundir acervos e informações acerca da região Amazônica por meio de exposições e variadas atividades educativo-culturais. Está presente nas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter), além de um canal no Youtube. O intuito deste artigo é analisar como as mídias sociais digitais do Museu Amazônico podem contribuir para a educação não-formal de seu público, por meio das postagens feitas nas principais mídias sociais usadas pelo órgão - Facebook e Instagram. Buscou-se apresentar as mídias sociais distantes de seu uso comercial, como instrumentos a serviço da educação e da divulgação da arte, da história, do conhecimento. Para além de apenas comunicar, também podem ser caminhos e possibilidades de educadores para alcançar seu objetivo de dialogar com os educandos.
Referências
BARBOSA, Juliana S.D.; BATISTA, Danilo L. As mídias sociais na educação. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, 2011. Disponível em https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10374/3/25.pdf. Acesso em 23 de junho de 2022.
BASTOS, Adson S.; SILVA, Fabrício O.; SILVA, Alexsandro, F.S. O museu como espaço de educação não formal e de integração do idoso na sociedade. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2018. Disponível em https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9089. Acesso em 8 de julho de 2022.
CASCAIS, Maria das Graças Alves; TERÁN, Augusto Fachín. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela, vol.7, n.2, 2014. Disponível em http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0702enf.pdf. Acesso em 25 de junho de 2022
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol.1. 6a edição. São Paulo: Paz e Terra. 1999
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar. 2001
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em
https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em 25 de junho de 2022.
HAN, Byung-Chul. A sociedade do cansaço. 2a edição ampliada. Rio de Janeiro: Vozes. 2017
IBRAM - INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus do Brasil. 2021. Disponível em https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/os-museus/museus-do-brasil. Acesso em: 20 de junho de 2022.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390. Acesso em: 25 junho de 2022.
KENSKI, Vani M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, 2003. Disponível em http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/pde/pdf/vani_kenski.pdf. Acesso em 25 de junho de 2022.
MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência e Educação. Bauru. v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cmjvH7v4mFZMsdjV5bWLJfM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em novembro de 2024.
MARTINS, Dalton L.; CARMO, Danielle; SANTOS, Waldece S. A presença dos museus brasileiros nas mídias sociais: o caso facebook. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social. Rio de Janeiro, v. 10, 2017. Disponível em: http://seer.unirio.br/morpheus/article/view/7584. Acesso em 8 de julho de 2022.
MUSEU AMAZÔNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Plano Museológico. 2020. Disponível em: https://www.museuamazonico.ufam.edu.br/plano-museologico.html. Acesso em 20 de junho de 2022
MILLER, Daniel et all. Como o mundo mudou as mídias sociais. UCL Press. 2019
PINTO, João. CARDOSO, Teresa. Redes sociais e educação aberta. Que relação? in TORRES, Patrícia. Redes e Mídias Sociais. Curitiba: Appris. 2017
RECUERO, Raquel. Mídia social, plataforma digital, site de rede social ou rede social? Não é tudo a mesma coisa? 2019. Disponível em
https://medium.com/@raquelrecuero/m%C3%ADdia-social-plataforma-digital-site-de-rede-social-ou-rede-social-n%C3%A3o-%C3%A9-tudo-a-mesma-coisa-d7b54591a9ec. Acesso em 9 de julho de 2022.
SILVA-NEPONOCENO, Gisele R. Planejamento de Comunicação do Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB: A importância da comunicação estratégica nas instituições museológicas. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/ nordeste2018/resumos/R62-0528-1.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2022.
TOLEDO, Marina. Qual é a rede social mais buscada em 2023? CNN Brasil. 2023. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/qual-e-a-rede-social-mais-buscada-em-2023/ . Acesso em novembro de 2024.
UZEDA, Helena C.; FERREIRA, Lorhana S. R.; JUNIOR, Paulo C. S. R. Museus no Ciberespaço: as Redes Sociais como nova dinâmica do Público Digital. Museologia & Interdisciplinaridade. vol. 10, nº Especial, Dez. de 2021. pp 195-208. Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37506 . Acesso em 26 de junho de 2022
VALENTE, Maria E. A. Educação e Museus: a dimensão educativa do museu. in GRANATO, Marcus; SANTOS, Cláudia P.; LOUREIRO, Maria L.N.M. (org.) Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas/Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro:MAST, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Carolina Malta Lemos, julio eduardo ornelas silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.