As mídias sociais do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas como instrumentos de educação não-formal

Autores

  • Maria Carolina Malta Lemos Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Santa Catarina - Brasil https://orcid.org/0000-0002-0191-5304
  • Julio Eduardo Ornelas Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária, Santa Catarina - Brasil https://orcid.org/0000-0001-8239-9606

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-11

Palavras-chave:

Museus. Educação não-formal. Mídias sociais.

Resumo

A educação permeia diversos ambientes sociais e pode acontecer das mais variadas formas. Um dos espaços institucionalizados de educação não-formal onde é possível vivenciar práticas educativas é o museu. O Museu Amazônico, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas, tem por objetivo investigar e difundir acervos e informações acerca da região Amazônica por meio de exposições e variadas atividades educativo-culturais. Está presente nas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter), além de um canal no Youtube. O intuito deste artigo é analisar como as mídias sociais digitais do Museu Amazônico podem contribuir para a educação não-formal de seu público, por meio das postagens feitas nas principais mídias sociais usadas pelo órgão - Facebook e Instagram. Buscou-se apresentar as mídias sociais distantes de seu uso comercial, como instrumentos a serviço da educação e da divulgação da arte, da história, do conhecimento. Para além de apenas comunicar, também podem ser caminhos e possibilidades de educadores para alcançar seu objetivo de dialogar com os educandos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Malta Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Santa Catarina - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas.

Julio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária, Santa Catarina - Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2017), Mestre (2013) e Graduado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Lemos, M. C. M., & Silva, J. E. O. (2024). As mídias sociais do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas como instrumentos de educação não-formal. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-11