“A gente faz a faculdade... pra criança normal”

representações sociais de educadoras sobre as diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.1-2

Palavras-chave:

Infância. Representações sociais. Filosofia da diferença. Educação em Direitos Humanos. Decolonialidade.

Resumo

A partir de duas pesquisas em escolas públicas de educação infantil, destacam-se as representações sociais de educadoras em torno das diferenças na relação com as infâncias. Assume-se uma perspectiva teórico-metodológica cartográfica que dialoga com os pressupostos da Teoria das representações sociais. Destacam-se alguns desafios para o fortalecimento de um Estado democrático de direito, desde a infância, uma vez que o principal resultado dos estudos evidencia representações sociais sobre algumas diferenças como “assumidas” pelas docentes para um posicionamento político-pedagógico, enquanto outras não compõem esse mesmo estatuto de prioridades ou no âmbito da função social da escola. Faz-se fundamental a defesa de que as diferenças (em seus vários aspectos) devam ser visibilizadas e debatidas, na direção de uma Educação em Direitos Humanos, com vistas a uma justiça social expandida e a uma plenitude das infâncias. Assim, a pedagogia decolonial torna-se central para o processo de criação de contra hegemonias. 



Biografia do Autor

Cristiane Perol da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação e Profa. Msa. em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Atua como coordenadora pedagógica de Educação Infantil e Anos Iniciais em uma instituição particular de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância(s), alfabetização, inclusão/ exclusão, diferenças, representações sociais e formação de professores.

Heloísa A. Matos Lins, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. da Faculdade de Educação da UNICAMP, nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação. Membro do grupo de pesquisa DIS - Grupo de Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Silva, C. P. da, & Lins, H. A. M. . (2021). “A gente faz a faculdade. pra criança normal”: representações sociais de educadoras sobre as diferenças. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(1). https://doi.org/10.29327/210932.9.1-2