As designações para deficiência intelectual no Brasil, desde as últimas décadas do século XIX

um olhar bakhtiniano

Autores

  • Lucila Menezes Guedes Monferrari Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiás-Brasil https://orcid.org/0000-0002-4284-7870
  • Allice Toledo Lima da Silveira Universidade Federal de Goiás, Departamento de Língua Portuguesa - Faculdade de Letras, Goiás-Brasil https://orcid.org/0000-0001-6729-6625
  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiás-Brasil https://orcid.org/0000-0003-4669-5533

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-18

Palavras-chave:

Educação Especial, Designações, Deficiência Intelectual, Dialogismo, Identidade

Resumo

Este trabalho propõe o estudo das designações para deficiência no Brasil desde as últimas décadas do século XIX, na perspectiva do Círculo de Bakhtin. É marcado inicialmente por um histórico da Educação Especial brasileira. Propõe-se um estudo a partir das iniciativas oficiais e privadas desde as últimas décadas do século XIX, com o estudo das denominações voltadas às pessoas com deficiência, com foco em um grupo específico: pessoa com deficiência intelectual. Pretende-se, a partir da perspectiva bakhtiniana, ressaltar a importância da compreensão da construção discursiva como determinante nas manifestações e participação dessas pessoas na sociedade e as representações socioculturais da deficiência intelectual a partir da linguagem. Esta investigação propõe, ainda, discussão da noção de dialogismo que, no caso, leva à discussão de alteridade e construção da identidade, especialmente da pessoa a ser denominada por uma outra. Fazer emergir essa discussão como forma de ressaltar a compreensão da instituição, legalização, uso e ressignificação das palavras como lugar discursivo é de importância para as lutas simbólicas, valorizando a compreensão das designações, tomadas como enunciados, como uma ferramenta para a construção da igualdade de direitos aos grupos minoritários e fator determinante na construção de um mundo de fato ocupado com as questões da equidade.

Biografia do Autor

Lucila Menezes Guedes Monferrari, Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiás-Brasil

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialização em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS - 2013) e em Psicopedagogia - PUC- Goiás (2002).

Allice Toledo Lima da Silveira, Universidade Federal de Goiás, Departamento de Língua Portuguesa - Faculdade de Letras, Goiás-Brasil

Docente no Departamento de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFG. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFSCar.

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiás-Brasil

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas.

Referências

ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BINET, Alfred; SIMON, Theodor. Testes para medida do desenvolvimento da inteligência. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1929.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 4.024. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1961.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília, DF:MEC, de 11 de setembro de 2001.

BRASIL.MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 07 de janeiro de 2008.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.

DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes. Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: Contribuições ao Estudo do Desenvolvimento Adulto. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 169-182, abr./jun., 2013

EIRAS, Carlos Fernandes. Da Educação e Tratamento Médico-Pedagógico dos Idiotas. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia, Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, v. 2, 1901, p. 209-217.

FARACO, Carlos Alberto. O Círculo de Bakhtin. In: FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009. p. 11-44.

FIORIN, José Luiz. O dialogismo. In: FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020. p. 21-65.

GIOVANI, Fabiana; REYES, Claudia Raimundo. Bakhtin e educação: entre teorias e práticas. Escrita – Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v. 10, n. 2, p. 136-146, 2019.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

MAGALHÃES, Basílio. Tratamento e educação das crianças anormais de inteligência: contribuição para o estudo desse complexo problema científico e social, cuja solução urgentemente reclamam - a bem da infância de agora e das gerações porvindouras - os mais elevados interesses materiais, intelectuais e morais da Pátria Brasileira. Rio de Janeiro: Tipologia do Jornal do Comércio de Rodrigues, 1913.

MAGALHÃES, Basílio. A educação da infância anormal e das crianças mentalmente atrasadas na América Latina: apreciação sumária dos modernos sistemas pedagógicos europeus e modificações indispensáveis que devem sofrer no ambiente físico-social do novo mundo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1917.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

QUAGIO, Clemente. A solução do problema pedagogico-social da educação da infancia anormal de intelligencia no Brasil. São Paulo: Typographia Espindola & Comp., 1913.

SANTOS, Tábita Cristina Martins e. Não-Palavras. 2019. 126f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

SASSAKI, Romeu Kasumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Goiânia: UFG, 2022. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf?1473203540. Acesso em: 05 fev. 2022.

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Corpo, palavra, sujeitos: quando a constituição do eu pelo outro é cruel. In: CRISTOVÃO, Assunção; BUBNOVA, Tatiana; RICHARTZ, Terezinha. (org.). Corpo, tempo e espaço. Franca: Unifran, 2020. p. 15-35.

SOUZA PINTO, Norberto. A infância retardatária: ensaios de ortofrenia. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1928.

SOUZA, Solange Jobim e. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012.

VIEIRA, Ubiratan. Descontinuidades da inclusão e da exclusão na educação de pessoas com deficiência no Brasil. In: PINTO, Joana Plaza; BRANCA, Falabella Fabrício (org.). Exclusão Social e Microrresistências. Goiânia: Cânone Editorial, 2013. p.369-381.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problemas de Defectologia v.1. Organização, edição, tradução e revisão técnica de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Monferrari, L. M. G., Silveira, A. T. L. da, & Carvalhaes, W. L. (2022). As designações para deficiência intelectual no Brasil, desde as últimas décadas do século XIX : um olhar bakhtiniano. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-18