Discursos sobre avaliação
uma discussão no tocante ao Ensino Remoto Emergencial
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-6Palabras clave:
Avaliação. Ensino Remoto Emergencial. Teoria Dialógica do Discurso. Educação.Resumen
Este artigo analisa discursos sobre avaliação, especificamente nas dinâmicas de Ensino Remoto Emergencial quando da pandemia de Covid-19. O objetivo específico é entender os desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa da cidade de Chapecó-SC nas práticas de avaliação levadas a cabo no cenário sem interações presenciais. Trata-se de uma investigação qualitativa, cuja coleta de dados se deu em ambiente virtual, por aplicação de questionário, via Google Formulário. A análise dos dados está amparada teórico e metodologicamente na Teoria Dialógica do Discurso (Bakhtin, 2010; 2015; 2020; Volóchinov, 2017) e em estudos sobre avaliação (Zabala, 2014; Luckesi, 2008; 2013; Hoffmann, 2009; 2012). O gesto de análise indica que a avaliação ganhou contornos ainda mais complicados no cenário da pandemia, uma vez que se tensiona com instabilidades e incertezas próprias da esfera virtual.
Citas
ANTONIO JÚNIOR, W. Avaliação da aprendizagem: perspectivas para o ensino fundamental. Bauru: Edição do autor, 2015.
BAJTÍN, M; VOLOSHINOV, V. ¿Qué es el linguaje? In: SILVESTRI, A; BLANCK, G. Bajtín y Vigoski: la organización de la enunciación. Barcelona: Antropos, 1993.
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1º. ed. São Paulo: 34, 2015.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato [1920/1924]. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS: Jornal da Universidade. Edição de 02 de jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.
Acesso em: 10 jul. 2020.
BONETTE, L. M. C.; VOSGERAU, D. S. R. Plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o Ensino Médio. Educação em Revista, Marília, v. 11, n. 2, p. 7-22, jul./dez. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: www.mec.com.br. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica nº 32/2020/ASSESSORIA-GAB/GM/GM. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/nota-tecnica-mec-32-02062020.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
BRASIL. Diário Oficial da União. Despacho de 29 de maio de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 10 jun. 2020.
BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: Outros Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
BUBNOVA, T. Yo también soy: fragmentos del otro. Buenos Aires: Egodot, 2015.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – CIEB (2020). Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino Remoto. Disponível em: CIEB. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educacão-para-Ensino-Remoto-030420.pdf. Acesso em: jun. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE (2020). Parecer CNE/CP nº 5/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: jun. 2020.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FERREIRA, Andréa T. B.; LEAL, Telma F. Avaliação na escola e o ensino de língua portuguesa: introdução ao tema. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. A (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. São Paulo: Autêntica, 2012.
GONÇALVES, T. M. Da relação eu-outro na esfera escolar: reflexões sobre o ato de avaliar. In: LIMA, S. A. C. Mikhail Bakhtin: letramentos e sociedade. Jundiaí-SP: Paco, 2023.
HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
HOFFMANN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2019.
HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-
between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 16 mai. 2020.
HARARI, Y. N. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. São Paulo: Caminhos das Letras, 2020.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2008.
INSTITUTO PENÍNSULA (2020). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
MELLO, M. B. Alteridade e diálogo em Mikhail Bakhtin e o círculo:
Entrevista com Marisol Barenco de Mello. Entrevistadores: José Anchieta de Oliveira Bentes e Huber Kline Guedes Lobato. Periferia, v. 12, n. 1, p. 230-247, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/45854/33173. Acesso em: 18 jan. 2021.
MIOTELLO, V; PAJEÚ, H. M. Os gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana: recintos de encontro de duas esferas da vida. In: SOUZA, S.; SOBRAL, A. Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
PREFEITURA CHAPECÓ (2020). Aulas não têm previsão de retorno. Disponível em: https://wh3.com.br/noticia/201009/aulas-nao-tem-previsao-de-retorno-presencial-em-chapeco.html. Acesso em: 20 jul. 2020.
UNESCO (2020). Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco/. Acesso em: 20 jun. 2020.
UNICEF (2020). Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-daescola-na-america-latina-e-caribe. Acesso em: 15 nov. 2020.
RIOS, S. C. G. da S.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 6, n. 11, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/40. Acesso em: 25 out. 2023.
ROSA, S. S.; COUTINHO, C. P.; FLORES, M. A. Online peer assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação, Campinas, SP; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 55-83, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v22n1/1982-5765-aval-22-01-00055.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.
SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Gêneros, marcas linguísticas e enunciativas: uma análise discursiva. In: SOUZA, S.; SOBRAL, A. Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Comentários sobre o Círculo de Bakhtin e Vygotsky para uma concepção dialógica de educação. PERcursosLinguísticos, Vitória (ES), v.8, n.19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20636/14244. Acesso em: jul. 2021.
SUASSUNA, L. Paradigmas de avaliação: uma visão panorâmica. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (1929). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: 34, 2017.
VASSÍLIEV, N. M. M. Bakhtin como professor universitário. Revista Bakhtiniana, São Paulo, 13 (2): 203-211, maio/ago. 2018.
ZABALA, A. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Tamiris Machado Gonçalves, Angela Derlise Stube
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.