Cobra Norato, o ser encantado

tradição oral e performance na encantaria amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.1.1-7

Palavras-chave:

Tradição oral. Performance. Cobra Norato.

Resumo

O presente artigo versa sobre algumas concepções acerca da tradição oral, destacando o valor da cultura oral para a manutenção e divulgação de saberes em comunidades regidas pela lógica da oralidade. Nesse sentido, o estudo aqui apresentado tem como foco as narrativas tecidas sobre um ser encantado, o Cobra Norato, da região amazônica brasileira, especificamente as que são difundidas no estado do Pará, a partir do relato oral de uma senhora, ex-moradora da região de Maxirá, na cidade paraense de Monte Alegre e do vídeo que traz o episódio 26, da série “Vou te contar”, do Canal Futura. Foi realizada uma análise comparativa entre as narrativas, a fim de observar a construção dos sentidos em cada uma, abordando alguns aspectos que envolvem a oralidade e a performance, tendo como aporte teórico os postulados de Paul Zumthor (1997, 2007), Jan Vansina (2010) e Amadou Hampâté Bá (2010). A análise demonstrou que gêneros discursivos distintos, considerando as suas especificidades de enunciação, produzem sentidos diferentes; além do mais, a performance apresentada em cada narrativa também é parte significativa na produção dos sentidos. 



 

Biografia do Autor

Sandra Mara Souza de Oliveira Silva, Universidade Federal do Acre

Discente do curso de doutorado em Letras Linguagem e Identidade; pesquisadora atuante na área de linguística, com graduação em Letras Português e mestra em Letras Linguagem e Identidade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre.

Ana Cláudia de Souza Garcia

Docente de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Acre, campus Cruzeiro do Sul. Mestre em Letras e doutoranda no Programa de Pós-graduação Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre, com pesquisa na área dos gêneros discursivos e análise do discurso de viés bakhtiniano.

Lucas Vargas Machado da Costa , Universidade Federal do Acre

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac). Atualmente, é professor da área de Linguística da Libras, da Ufac.

Referências

BARBOSA, Joaquim Onésimo Ferreira. Narrativas orais: performance e memória. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

CANAL FUTURA. Vou te contar 2008. Ep.26 Cobra Norato. 1 vídeo (5:04). Brasil: CANAL FUTURA, 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Lw-H0M_3NsU. Acesso em 23 nov. 2021.

HAMP TÉ B , Amadou. A tradição viva. In: BRASIL. História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: Unesco, 2010.

RANZI, Cleusa Maria Damo. Raízes do Acre. Rio Branco: Edufac, 2008.

TOCANTINS, Leandro. Formação histórica do Acre. Brasília: Senado Federal, 2001.

VANSINA, Jan. A tradição oral e sua metodologia. In: BRASIL História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: Unesco, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução: Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. rev.e ampl. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Silva, S. M. S. de O. ., Garcia, A. C. de S. ., & Costa , L. V. M. da . (2022). Cobra Norato, o ser encantado : tradição oral e performance na encantaria amazônica . Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 1(1). https://doi.org/10.29327/210932.1.1-7