Construção de saberes sobre a performance no Santo Daime

uma entrevista com o músico violonista Clemilson Dantas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-27

Palavras-chave:

Violão. Música de Ayahuasca. Santo Daime. Músicos. Etnomusicologia

Resumo

Clemilson Dantas é puxador/violonista no Santo Daime há mais de 20 anos e embora a sua atuação não se dê territorialmente nos lócus da matriz da cultura daimista (Acre), sua performance pode ser vista como um bom exemplo de recorte para um caminho investigativo na dimensão criativa/diversa existente no âmbito da performance violonística do Santo Daime. Detentor de uma técnica violonística versátil e potencialmente consciente, o músico imprime uma dinâmica ímpar nos rituais com o seu violão, de maneira que o distingue do estilo tradicional de execução dos hinos ligados a linha da ICEFLU/Mapiá (Padrinho Sebastião). Acionando diversos mecanismos interpretativos que correspondem de maneira eficaz a uma “modelagem na experiência-ritual”, o músico mescla/une acompanhamento rítmico-harmônico e melodia em sua execução. Sua performance é assimilada de forma indireta por demais músicos na região (Paraíba), refletindo também uma dimensão pedagógica na sua atuação como músico daimista.

Biografia do Autor

Pablo César Silva, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Comunicação Turismo e Artes, Paraíba - Brasil

Professor de música, Pesquisador, Mestre em Música (UFPB). Atua nas Áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Performance Musical.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Silva, P. C. (2024). Construção de saberes sobre a performance no Santo Daime: uma entrevista com o músico violonista Clemilson Dantas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-27