Para cada silêncio traumático, a poesia de uma canção

as performances da canção Moon River nos filmes de Almodóvar e Blake Edwards

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-15

Palavras-chave:

Canção. Imagem. Cinema. Poesia. Trauma.

Resumo

No filme La mala educación (2004), de Pedro Almodóvar, um importante personagem é o diretor de cinema Enrique Goded que, no início do enredo, planejando uma adaptação fílmica, inicia a leitura do conto La Visita, escrito por seu amigo de infância Ignácio. Imediatamente aparecem, em uma prévia, as cenas de seu futuro filme, dentre as quais a performance da canção Moon River, de Mancini e Mercer, como adaptação da narrativa de um estupro sofrido por Ignácio quando criança. A canção foi originalmente performada por Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany’s (1961), de Blake Edwards, e reaparece no filme espanhol com uma nova letra. Tendo quatro versões da canção – a saber, a versão em língua inglesa e a em língua espanhola fora da encenação, a versão performada no filme espanhol e a performada no filme da década de 1960 – os objetivos deste texto são: analisar a escolha de Moon River para substituir a dramatização de um estupro e analisar como as performances nos dois filmes trazem significados distintos entre si e distintos também da performance da canção fora de uma cena cinematográfica. A metodologia empregada foi a análise das letras das canções; a princípio, isoladamente, e, em seguida, em uma tabela com as imagens de cada um dos filmes. Para isso, foram utilizados: os conceitos de canção de Luiz Tatit e Evandro Botti de Cerqueira, o conceito de performance de Ruth Finegan e, também, as associações entre poesia e imagem por Coleridge, Shelley e I.A. Richards. 

Biografia do Autor

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Paraná - Brasil

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestra em Letras pela mesma universidade. Doutoranda em Letras: Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio e financiamento da CAPES.

Referências

ABRAMS, M.H. O Espelho e a Lâmpada: teoria romântica e tradição crítica. Tradução de Alzira Vieira Allegro. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

ALMODÓVAR, Pedro; STRAUSS, Frederic. Conversas com Almodóvar. Tradução de Sandra Monteiro e João de Freire, 2008.

BÁLAZS, Béla. A face das coisas. In: XAVIER, Ismail (Organizador). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

CERQUEIRA, Evandro Botti de. Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2011.

FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira. Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro:7 Letras, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e a nova psicologia. Tradução de José Lino Grünewald. In: XAVIER, Ismail (Organizador). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

MÜNSTERBERG, Hugo. A atenção. In: XAVIER, Ismail (Organizador). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

RICHARDS, I.A. Princípios de Crítica Literária. Tradução de Rosaura Eichenberg, Flávio Oliveira e Paulo Roberto do Carmo. Porto Alegre: Editora Globo, 1967.

SHELLEY, Pency Bysshe. Uma defesa da poesia e outros ensaios. A defence of poetry and other essays. São Paulo: Landmark, 2012.

TATIT, Luiz. A arte de compor canções. Revista USP, São Paulo, n. 111, p. 11-20, 2016.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

FILMOGRAFIA

MÁ EDUCAÇÃO (LA MALA EDUCACIÓN). Pedro Almodóvar. El Deseo. Espanha: 2004. Brasil: Fox Films do Brasil, 2004. [DVD]. (106 minutos), colorido.

BREAKFAST AT TIFFANY’S (BONEQUINHA DE LUXO). Blake Edwards. Jurow Shepherd. Estados Unidos: 1961. Brasil: Paramount Pictures, 1961. [DVD]. (115 minutos), colorido.

CANÇÕES

MANCINI, Henri; MERCER, Johnny. Moon River. Interpretação de Audrey Hepburn. In: BREAKFAST AT TIFFANY’S (BONEQUINHA DE LUXO). Blake Edwards. Jurow Shepherd. Estados Unidos: 1961. Brasil: Paramount Pictures, 1961. [DVD]. (115 minutos), colorido.

MANCINI, Henri; MERCER, Johnny. Moon River. Interpretação de Pedro José Sanchez Martinez. In: MÁ EDUCAÇÃO (LA MALA EDUCACIÓN). Pedro Almodóvar. El Deseo. Espanha: 2004. Brasil: Fox Films do Brasil, 2004. [DVD]. (106 minutos), colorido.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Perdigão, H. R. S. (2024). Para cada silêncio traumático, a poesia de uma canção: as performances da canção Moon River nos filmes de Almodóvar e Blake Edwards. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-15