O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

  • Julia Lobato Pinto de Moura Universidade Federal do Acre
  • Fábio de Farias Soares Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/216343.5.1-11

Palavras-chave:

Geografia. História. Mitologia. Currículo. Pluralidade Cultural.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de Geografia e História em uma perspectiva intercultural, que promova um diálogo entre diferentes tipos de saberes, reconhecendo que há limites e fronteiras entre as mitologias e as ciências. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Partindo das propostas teórico-metodológicas de Claval (2006), Hall (2003), Santos (2007) e outros, busca-se analisar a importância de questionar a hegemonia do pensamento científico na construção de um ensino de ciências humanas menos etnocêntrico. A pesquisa documental traz um breve recorte da trajetória do debate sobre pluralidade cultural nos currículos da Educação Básica. Procura-se refletir como é possível dar diferentes significados e versões aos acontecimentos, e como isto é produzido historicamente, não havendo uma única verdade. As narrativas de tradição oral podem dialogar com as ciências em aulas de Geografia e História atentas aos etnoconhecimentos e a diversidade epistêmica dos saberes históricos e socioespaciais.

Referências

ACRE, Secretaria de Estado da Educação. Série Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental CADERNO 1 – Geografia. Rio Branco, 2010.

ACRE, Secretaria de Estado da Educação. Série Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental CADERNO 1 – História. Rio Branco, 2010.

ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1985.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível Em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Constituicao/Constituicao. htm Acesso em 09 de setembro de 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível Em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em 09 de setembro de 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Volume 10.2 - Temas Transversais - Pluralidade Cultural. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Volume 10.2 - Temas Transversais – Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação

Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Coordenação de Comissões Permanentes - Projeto de Lei n. 867, de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola Sem Partido”.

Catraca Livre. Escola proíbe aluno de apresentar trabalho sobre candomblé. Geledés. Disponível em: https://goo. gl/u0ubMX. Acesso: 05/04/2017.

CLAVAL, P. História da Geografia. Edições 70: Lisboa/ Portugal, 2006.

CLAVAL, P. Etnogeografias – conclusão. Revista Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n.7, JAN/JUN DE 1999.

CRUZ , C. S.; JESUS, S. S. Lei n. 11.645/08: A escola, as relações étnicas e culturais e o ensino de história - algumas reflexões sobre essa temática no PIBID. Trabalho XXVII Simpósio Nacional História, Natal, RN, 22-26 julho, 2013.

CRUMB, R.. Gênesis. Tradução Rogério de Campos. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2009.

DAMÁZIO, E. S. P. Multiculturalismo versus interculturalismo: por uma proposta intercultural do Direito. Revista Desenvolvimento em Questão. Editora UNIIJUÍ: Ijuí, RS, Ano 6, n. 12, jul./dez. 2008.

DUPAS, G. O mito do progresso; ou progresso como ideologia. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

FOUCAULT, M. A Ordem do discurso. Aula inaugural no College de France pronunciada em 2 dezembro 1970. São Paulo: Loyola, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. Rio de Janeiro, EGA, 1996.

FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. 4.ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.

GATINHO, A. A. As dificuldades da implementação da educação das relações étnico-raciais no Município de Rio Branco- AC XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende e outros. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Editora Objetiva, 2001, 1a Edição.

LOPES, P. Alunos evangélicos se recusam a fazer trabalho de cultura africana. Blog do Tarso. Disponível em: https://goo.gl/4Ezu2s. Acesso: 05/04/2017.

MELO, T. Evangélicos se recusam a apresentar projeto sobre cultura africana, no AM. Portal G1 AM. Disponível em: https://goo.gl/RGsi3. Acesso: 05/04/2017.

MUNDURUKU, D. Mitos indígenas para crianças, 2015. Disponível em http://goo.gl/y . Acesso em 09 de setembro de 2016.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. Companhia das letras: SP, 2000.

REIS, I. Diretora proíbe tema de religião de alunos. Diário On Line/ PA. Disponível em: https://goo.gl/ lHoc4S. Acesso: 05/04/2017.

SANTANA, J. V. J. Tensões e desafios para a implantação da lei 10.639/03 no município de Itapetinga – BA. Revista África e Africanidades - Ano 2 - n. 8, fev. 2010.

S A N T O S , B . S . Dilemas do nosso tempo: g l o b a l i z a ç ã o , multiculturalismo e conhecimento (entrevista com Boaventura de Sousa Santos). Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 5-23, jul./dez. 2003.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Novos Estudos, n. 79, Novembro 2007.

SANTOS, M. A. Por uma Geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, 21: 7-14, ago., 1996.

SOARES, J. L. O Rastro da vida: uma pequena história de bilhões de anos. São Paulo: Moderna, 1990.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Moura, J. L. P. de ., & Soares, F. de F. (2017). O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 5(1). https://doi.org/10.29327/216343.5.1-11

Edição

Seção

ARTIGOS