O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores/as

  • Julia Lobato Pinto de Moura Universidade Federal do Acre
  • Fábio de Farias Soares Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/216343.5.1-11

Palabras clave:

Geografia. História. Mitologia. Currículo. Pluralidade Cultural.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de Geografia e História em uma perspectiva intercultural, que promova um diálogo entre diferentes tipos de saberes, reconhecendo que há limites e fronteiras entre as mitologias e as ciências. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Partindo das propostas teórico-metodológicas de Claval (2006), Hall (2003), Santos (2007) e outros, busca-se analisar a importância de questionar a hegemonia do pensamento científico na construção de um ensino de ciências humanas menos etnocêntrico. A pesquisa documental traz um breve recorte da trajetória do debate sobre pluralidade cultural nos currículos da Educação Básica. Procura-se refletir como é possível dar diferentes significados e versões aos acontecimentos, e como isto é produzido historicamente, não havendo uma única verdade. As narrativas de tradição oral podem dialogar com as ciências em aulas de Geografia e História atentas aos etnoconhecimentos e a diversidade epistêmica dos saberes históricos e socioespaciais.

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Moura, J. L. P. de ., & Soares, F. de F. (2017). O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 5(1). https://doi.org/10.29327/216343.5.1-11

Número

Sección

ARTIGOS