A história ensinada entre o perdão e o ressentimento
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.2-8Palavras-chave:
Ressentimento. Perdão. Ensino de História. ReparaçãoResumo
Nosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas.
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