A história ensinada entre o perdão e o ressentimento

Autores

  • Sidney da Silva Lobato Universidade Federal do Amapá, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Amapá-Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2357-3667

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-8

Palavras-chave:

Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação

Resumo

Nosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas.

Biografia do Autor

Sidney da Silva Lobato, Universidade Federal do Amapá, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Amapá-Brasil.

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor de História da Amazônia nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Coordena o Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam/Unifap).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Lobato, S. da S. (2022). A história ensinada entre o perdão e o ressentimento. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-8