O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO

  • Dayse Garcia Miranda Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Renato Caixeta da Silva CEFET - MG
  • Luciana Freitas CEFET - MG

Resumo

Partindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente,  Libras e  Língua Portuguesa,  neste, propõe-se  mostrar como  um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo  ensino de Libras.  Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro das perspectivas da surdez, como também mostrar como imagens e as diferentes línguas, podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas.  Aspectos do material proposto são   discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
Silva, R. C., Silva, R. C., & Freitas, L. (2019). O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES, 7(2). https://doi.org/10.29327/212070.7.2-19
Seção
DOSSIÊ