Estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes acerca da produção de hiperônimos e hipônimos

Autores

  • Marcos de Moraes Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco, Piauí - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3253-5777
  • Marcos Grutzmacher Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Departamento de Ensino, Rondônia - Brasil https://orcid.org/0000-0002-7715-1646
  • Adeilson Pinheiro Sedrins Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Pernambuco - Brasil https://orcid.org/0000-0003-4778-5549

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-18

Palavras-chave:

Hiperonímia. Hiponímia. Crianças surdas. Nomeação de animais. Aquisição Lexical.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como se estabelecem as relações hiperonímicas e hiponímicas na libras e na língua portuguesa, buscando identificar as estratégias utilizadas por crianças surdas e crianças ouvintes para se referirem a animais. Aplicou-se um experimento em que foram apresentadas figuras com diferentes espécies de animais às crianças surdas e ouvintes para que as identificassem por meio da nomeação (produção eliciada). Os resultados apontaram que crianças surdas e ouvintes realizaram mais hiperônimos (utilizaram o nome mais geral da espécie) do que hipônimos (nomes específicos que designam subespécies) com diferença estatisticamente relevante. Para o grupo de surdos, entre as estratégias utilizadas na diferenciação de entes distintos de uma mesma espécie, destacou-se a estratégia de nomeação por um sintagma composto contendo um modificador. Para o grupo de ouvintes, destacou-se a utilização padrão de itens lexicais.

Biografia do Autor

Marcos de Moraes Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Piauí - Brasil

Mestre em Linguística - UFAL. Especialista em Libras, Faculdade Dom Pedro II e Licenciado em Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais -UFSC. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Serra da Capivara - São Raimundo Nonato/ Piauí. 

Marcos Grutzmacher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Departamento de Ensino, Rondônia - Brasil

Professor mestre em linguística, bacharel em fonoaudiologia e licenciatura em letras-libras. Atuou como intérprete de língua de sinais na Universidade Federal de Rondônia (2013 - 2015) e como professor na Universidade Federal de Alagoas (2015 - 2022). Atualmente é professor de Libras do IFRO.

Adeilson Pinheiro Sedrins, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Pernambuco - Brasil

Professor Associado da UFAPE, docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFRPE/UFAPE. Doutor em Linguística pela UFAL e Líder do Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA).

Referências

CANÇADO, Márcia. Manual de Semântica: noções básicas e exercícios. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, Walkiria Duarte, MAURÍCIO, Aline Cristina L. Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas, Volume 1: Sinais de A a H. 3. ed. rev. e ampl., 1. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2015.

CARVALHO, Lavínia Santos de. Habilidades semântico-pragmáticas de crianças surdas e ouvintes na idade de sete anos. 2006. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) – Universidade do Estado da Bahia. Campus I – Departamento de Ciências da Vida, Salvador: [s.n.], 2006.

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ - CAS. Cartilha Informativa do CAS. Maceió. Secretária de Educação. 2011.

CHOMSKY, N. Knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger. 1986.

FERREIRA, M. I, et al. Avaliação do vocabulário expressivo em crianças surdas usuárias da língua brasileira de sinais. Rev. CEFAC. 2012 Jan-Fev; 14(1). p. 9-17.

GROLLA, E.; SILVA M. C. F. Para conhecer aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2014.

JOHNSTON, Trevor; SCHEMBRI, Adam. Australian Sign Language: An introduction to sign language linguistics. Cambridge University Press. New York, 2007.

LYONS, Jonh. Semantics. Cambridge University Press, 1977.

MCCLEARY. L.; VIOTTI, E. Semântica e Pragmática. Material didático do curso de Letras Libras a Distância. Florianópolis: UFSC, 2009.

PIETROFORTE, Antônio Vicente Seraphim; LOPES, Ivã Carlos. A Semântica Lexical. In:

FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística II: princípios de análise. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

PIZZIO, Aline Lemos; QUADROS, Ronice Muller de. Aquisição da Língua de Sinais. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/aquisicaoDeLinguaDeSinais/assets/748/Texto_Base_Aquisi_o_de_l_nguas_de_sinais_.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

QUADROS, Ronice Muller de. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008. 304p.

RODRIGUES, Cristiane Seimetz; VALENTE, Flávia. Aspectos Linguísticos da Libras. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.

SILVA, Fernanda Gomes da; SANT´ANNA, Simone. A semântica Lexical e as relações de sentido: sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia. Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 03: 34 - 48. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em:

http://www.filologia.org.br/xiiicnlf /03/livro_completo.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.

VIDAL, M. V. E. La Semântica. In: VIDAL, M. V. E. (Coord.).; AGUIAR, V. M.; FRESNILLO, C. C.; RODRIGUEZ, E. G.; CANO, N. P. Invitación a La Linguística. Editorial Universitaria, Ramón Areces, 2011.

VILLALVA, Alina; SILVESTRE, João Paulo. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do Português. Petrópolis: Vozes, 2014. (Coleção de Linguística).

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Santos, M. de M., Grutzmacher, M. ., & Sedrins, A. P. . (2023). Estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes acerca da produção de hiperônimos e hipônimos. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-18