Estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes acerca da produção de hiperônimos e hipônimos
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-18Palavras-chave:
Hiperonímia. Hiponímia. Crianças surdas. Nomeação de animais. Aquisição Lexical.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar como se estabelecem as relações hiperonímicas e hiponímicas na libras e na língua portuguesa, buscando identificar as estratégias utilizadas por crianças surdas e crianças ouvintes para se referirem a animais. Aplicou-se um experimento em que foram apresentadas figuras com diferentes espécies de animais às crianças surdas e ouvintes para que as identificassem por meio da nomeação (produção eliciada). Os resultados apontaram que crianças surdas e ouvintes realizaram mais hiperônimos (utilizaram o nome mais geral da espécie) do que hipônimos (nomes específicos que designam subespécies) com diferença estatisticamente relevante. Para o grupo de surdos, entre as estratégias utilizadas na diferenciação de entes distintos de uma mesma espécie, destacou-se a estratégia de nomeação por um sintagma composto contendo um modificador. Para o grupo de ouvintes, destacou-se a utilização padrão de itens lexicais.
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