Estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes acerca da produção de hiperônimos e hipônimos

Autores/as

  • Marcos de Moraes Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco, Piauí - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3253-5777
  • Marcos Grutzmacher Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Departamento de Ensino, Rondônia - Brasil https://orcid.org/0000-0002-7715-1646
  • Adeilson Pinheiro Sedrins Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Pernambuco - Brasil https://orcid.org/0000-0003-4778-5549

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-18

Palabras clave:

Hiperonímia. Hiponímia. Crianças surdas. Nomeação de animais. Aquisição Lexical.

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar como se estabelecem as relações hiperonímicas e hiponímicas na libras e na língua portuguesa, buscando identificar as estratégias utilizadas por crianças surdas e crianças ouvintes para se referirem a animais. Aplicou-se um experimento em que foram apresentadas figuras com diferentes espécies de animais às crianças surdas e ouvintes para que as identificassem por meio da nomeação (produção eliciada). Os resultados apontaram que crianças surdas e ouvintes realizaram mais hiperônimos (utilizaram o nome mais geral da espécie) do que hipônimos (nomes específicos que designam subespécies) com diferença estatisticamente relevante. Para o grupo de surdos, entre as estratégias utilizadas na diferenciação de entes distintos de uma mesma espécie, destacou-se a estratégia de nomeação por um sintagma composto contendo um modificador. Para o grupo de ouvintes, destacou-se a utilização padrão de itens lexicais.

Biografía del autor/a

Marcos de Moraes Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Piauí - Brasil

Mestre em Linguística - UFAL. Especialista em Libras, Faculdade Dom Pedro II e Licenciado em Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais -UFSC. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Serra da Capivara - São Raimundo Nonato/ Piauí. 

Marcos Grutzmacher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Departamento de Ensino, Rondônia - Brasil

Professor mestre em linguística, bacharel em fonoaudiologia e licenciatura em letras-libras. Atuou como intérprete de língua de sinais na Universidade Federal de Rondônia (2013 - 2015) e como professor na Universidade Federal de Alagoas (2015 - 2022). Atualmente é professor de Libras do IFRO.

Adeilson Pinheiro Sedrins, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Pernambuco - Brasil

Professor Associado da UFAPE, docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFRPE/UFAPE. Doutor em Linguística pela UFAL e Líder do Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA).

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Santos, M. de M., Grutzmacher, M. ., & Sedrins, A. P. . (2023). Estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes acerca da produção de hiperônimos e hipônimos. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-18