Narrativas de professores de língua inglesa em formação inicial
o uso de sequência didática e de TDICs no programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.1-5Palavras-chave:
Formação de professores. Residência Pedagógica. Pesquisa Narrativa. TDICs.Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo as narrativas de professores em formação inicial do curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Acre, que fizeram parte da primeira edição do programa Residência Pedagógica, da CAPES, voltado para a formação de professores na cidade de Cruzeiro do Sul, no período de 2018 a 2020. Durante a vivência, os participantes foram orientados a produzir sequências didáticas (SDs) para a fase de intervenção pedagógica obrigatória do Residência Pedagógica (RP). Como procedimento de registro das experiências, os residentes produziram narrativas através da ferramenta de edição de textos Google Docs. As narrativas foram escritas e compartilhadas para que todos pudessem conhecer as experiências vivenciadas pelos residentes das diferentes escolas-campo. A abordagem teórico-metodológica que sustenta essa vivência é a Pesquisa Narrativa (PN) com base em Clandinin e Connelly (2000), Sahagoff (2015), Mendes e Cunha (2010) e Uchôa (2017). Ao analisar as narrativas, o presente artigo apresenta: 1) a concepção de linguagem e ensino que orientou a vivência no RP discutindo a respeito de duas noções de sequência didática: a) a de Zabala (1998) a respeito de uma formação de professores dentro da perspectiva humanística envolvendo a observação de conteúdos procedimentais, atitudinais e factuais e a do b) Sóciointeracionismo com base no que Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) propuseram acerca das SDs procurando trabalhar o desenvolvimento das capacidades de linguagens tendo os gêneros do discurso como instrumentos de ensino-aprendizagem e 2) refletir o emprego das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como desenvolvimento do letramento digital, necessário à formação inicial do professor de ILE (Inglês como Língua Estrangeira) na contemporaneidade procurando compreender o uso das TDICs como recurso pedagógico adotado pelos participantes do programa. Mediante a análise das narrativas, conclui-se que os programas de formação de professores devem apresentar estratégias que promovam o ensino de maneira interativa, possibilitando estratégias de desenvolvimento do letramento digital dos professores em formação inicial. Conclui-se ainda que a noção de SD não é teoricamente orientada e que programas como o RP precisa promover iniciativas didáticas mais ativas e significativas.
Referências
BASTOLLA, F. F; SOUZA, E. A. A importância da Linguagem como uma prática social na formação docente em nível médio. In: XXII SEMINÁRIO INTERINSTITUACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2017, Rio Grande do Sul, Anais eletrônicos. [...] Rio Grande do Sul: [s.n.], 2017. p. 1-4. Disponível em:<https://www.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais2017/XXII%20SEMIN%C3%81RI%20INTERINSTITUCIONAL%202017%20%20ANAIS/P%C3%93SGRADUA%C3%87%C3%83O%20%20RESUMO%20EXPANDIDO_Ci%C3%AAncias%20Sociais%20e%20Humanidades/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20LINGUAGEM%20COMO%20UMA%20PR%C3%81TICA%20SOCIAL%20NA%20FORMA%C3%87.pdf>.
CLANDININ, D. J. CONNELLY, F. M.; Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CUNHA, L. A; MENDES, B. M. M. A Pesquisa Narrativa no Contexto da Formação Docente. Piauí, Universidade Federal do Piauí, 2010. (Comunicação oral).
LIMA, R. A. M.; PÁSCOA, F.H; A Influência de artefatos tecnológicos mediando o processo de ensino e de Aprendizagem. In: UCHÔA, S, M, J; BEZERRA, S, I, M,; PINTO, S, D, M. (org.). Caminhos investigativos: o ensino em foco. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 49-67.
NOCCHI, F. R. S; FREITAS, H. P; CHAGAS, M. A. C; SOUZA, M. J. S. N; As TICs no processo de Ensino-Aprendizagem: As Plataformas Digitais. In: UCHÔA, J. M; MORAIS, M. J. S, C. (org.). Práticas De Leitura e o uso das TICs: Experiências e Vivências no Ensino de Humanidades e Linguagens. Rio Branco: Edufac, 2020. p. 192-230.
OLIVEIRA, A; J; C. Letramento Digital na BNCC: A Cultura Digital no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. V Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão da UEG – CEPE. Goiás, p. 1-7, 2019. Acesso em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/12360
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SAHAGOFF, A. P. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq, Porto Alegre, p. 1-7, 2015. Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/879/1013.pdf. Acesso em: 12 Dezembro 2021.
SANTOS, R. S; VALEIKO, M, C, S; SOUZA, R, S. O uso das TICs na produção do conhecimento acadêmico: Plataformas Digitais e procedimentos para publicação em revistas eletrônicas. In: UCHÔA, J. M; MORAIS, M. J. S, C. (org.). Práticas De Leitura e o uso das TICs: Experiências e Vivências no Ensino de Humanidades e Linguagens. Rio Branco: Edufac, 2020. p. 231-262.
TONELLI, J.R.A. As possibilidades de aprendizagem e as capacidades de linguagem de um aluno “disléxico” aprendiz de inglês. Eutomia, Recife, v. 14, n. 01, p. 263-283, 2014.
UCHÔA, J. M. Pesquisa Narrativa e o ensino de Línguas. In: J. M. Uchôa; M. I. Bezerra; & R. Moura. (org.). Caminhos investigativos: a metodologia em foco. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 63-76.
UCHÔA, J. M; SOUZA, S, E, A; NOGUEIRA, M, E.; As tics como propulsoras do ensino de línguas: aplicativos móveis voltados para a aprendizagem de ILE. In: UCHÔA, M, J; COSTA, M, J, M. (org). Práticas de leitura e o uso das Tics: experiências e vivências no ensino de humanidades e linguagens. Rio Branco: Edufac, 2020, p. 143-168.
VELLOSO, M. J. Letramento digital na escola: um estudo sobre a apropriação das interfaces da Web 2.0. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
VIAN JR, O. A educação linguística do professor de inglês. In: SZUNDY, P. T. C. et al. Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Pontes, Campinas, 2011.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.