Narrativas de professores de língua inglesa em formação inicial

o uso de sequência didática e de TDICs no programa Residência Pedagógica

Autores/as

  • José Mauro Souza Uchôa Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras, Acre-Brasil https://orcid.org/0000-0002-3011-7184
  • Andreia Moraes de Castro Universidade Federal do Acre, Acre-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.1-5

Palabras clave:

Formação de professores. Residência Pedagógica. Pesquisa Narrativa. TDICs.

Resumen

 Este artigo tem como objeto de estudo as narrativas de professores em formação inicial do curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Acre, que fizeram parte da primeira edição do programa Residência Pedagógica, da CAPES, voltado para a formação de professores na cidade de Cruzeiro do Sul, no período de 2018 a 2020. Durante a vivência, os participantes foram orientados a produzir sequências didáticas (SDs) para a fase de intervenção pedagógica obrigatória do Residência Pedagógica (RP). Como procedimento de registro das experiências, os residentes produziram narrativas através da ferramenta de edição de textos Google Docs. As narrativas foram escritas e compartilhadas para que todos pudessem conhecer as experiências vivenciadas pelos residentes das diferentes escolas-campo. A abordagem teórico-metodológica que sustenta essa vivência é a Pesquisa Narrativa (PN) com base em Clandinin e Connelly (2000), Sahagoff (2015), Mendes e Cunha (2010) e Uchôa (2017). Ao analisar as narrativas, o presente artigo apresenta: 1) a concepção de linguagem e ensino que orientou a vivência no RP discutindo a respeito de duas noções de sequência didática: a) a de Zabala (1998) a respeito de uma formação de professores dentro da perspectiva humanística envolvendo a observação de conteúdos procedimentais, atitudinais e factuais e a do b) Sóciointeracionismo com base no que Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) propuseram acerca das SDs procurando trabalhar o desenvolvimento das capacidades de linguagens tendo os gêneros do discurso como instrumentos de ensino-aprendizagem e 2) refletir o emprego das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como desenvolvimento do letramento digital, necessário à formação inicial do professor de ILE (Inglês como Língua Estrangeira) na contemporaneidade procurando compreender o uso das TDICs como recurso pedagógico adotado pelos participantes do programa. Mediante a análise das narrativas, conclui-se que os programas de formação de professores devem apresentar estratégias que promovam o ensino de maneira interativa, possibilitando estratégias de desenvolvimento do letramento digital dos professores em formação inicial. Conclui-se ainda que a noção de SD não é teoricamente orientada e que programas como o RP precisa promover iniciativas didáticas mais ativas e significativas.  

 

Biografía del autor/a

José Mauro Souza Uchôa, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras, Acre-Brasil

Professor da área de Linguística Aplicada. Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Andreia Moraes de Castro, Universidade Federal do Acre, Acre-Brasil

Graduada em Letras/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Acre - Campus Floresta, Cruzeiro do Sul - Acre.

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Publicado

2022-07-28

Cómo citar

Uchôa, J. M. S., & Castro, A. M. de. (2022). Narrativas de professores de língua inglesa em formação inicial: o uso de sequência didática e de TDICs no programa Residência Pedagógica. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(1). https://doi.org/10.29327/210932.10.1-5