Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula

Autores/as

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil https://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • Isabela Corriler Palhiarin Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15

Palabras clave:

BNCC, Língua Portuguesa, Gêneros digitais, Gênero vlog.

Resumen

Este artigo visa compreender o que a BNCC prescreve para o ensino da língua portuguesa, tendo como eixo os gêneros digitais, na etapa do Ensino Fundamental (anos finais). Entre os diversos gêneros digitais sugeridos pela BNCC, a serem trabalhados nessa etapa, elegemos o gênero vlog como foco de investigação. Nosso objetivo é identificar se o vlog, como um gênero da esfera digital, tomado como objeto de ensino, atende a quais competências e habilidades prescritas pela BNCC. A análise entre os elementos característicos que compõem o vlog e o que está prescrito pelas competências e habilidades mostra que o gênero vlog atende significativamente ao que propõe a BNCC sobre o trabalho com os gêneros digitais, permitindo desenvolver as práticas de linguagem nos diversos campos de atuação.

Biografía del autor/a

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), do curso de Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DIALE (CNPq/UENP).

Isabela Corriler Palhiarin, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Durante a graduação, participou, como aluna voluntária, de Projeto de Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa. Atualmente é docente no Colégio Piaget, unidade de Nova Mutum-MT.

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Striquer, M. dos S. D., & Palhiarin, I. C. (2022). Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15