Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15Palabras clave:
BNCC, Língua Portuguesa, Gêneros digitais, Gênero vlog.Resumen
Este artigo visa compreender o que a BNCC prescreve para o ensino da língua portuguesa, tendo como eixo os gêneros digitais, na etapa do Ensino Fundamental (anos finais). Entre os diversos gêneros digitais sugeridos pela BNCC, a serem trabalhados nessa etapa, elegemos o gênero vlog como foco de investigação. Nosso objetivo é identificar se o vlog, como um gênero da esfera digital, tomado como objeto de ensino, atende a quais competências e habilidades prescritas pela BNCC. A análise entre os elementos característicos que compõem o vlog e o que está prescrito pelas competências e habilidades mostra que o gênero vlog atende significativamente ao que propõe a BNCC sobre o trabalho com os gêneros digitais, permitindo desenvolver as práticas de linguagem nos diversos campos de atuação.
Citas
ANDRADE FILHO, J. R. Letramento digital: o vlog na sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAVALCANTE, H. M.; KRAEMER, M. A. D.; COSTA-HÜBES, T. C. O gênero digital vlog: Um estudo do ensino de Língua Inglesa online sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso. Letrônica, v. 13, n. 4, p. e37030, 2020.
KÄMPF, C. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, n. 131, p. 0-0, 2011.
LUNA, R. P.; BRANCO, S. O. O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura. Revista Letras Raras, v. 2, n. 1, p. 42-46, 2013.
SÁ, J.O.V.; AZEVEDO, M. P.; SILVA, J. P. R.; PRAXEDES, A. A. O gênero discursivo vlog e o ensino de língua portuguesa: reflexões sobre uma sequência didática. In: LEAL, A. P. B.; et. al. Gêneros textuais: domínios e interfaces. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 216-240.
SOUSA, G. M. R. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017.
VALÊNIA, A.; AMORIM, Y. P. Interação e participação significativa: características e estruturação do gênero vlog. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 7, n. 3, p. 687- 705, 2018.