A perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos

um diálogo entre pesquisa e ensino a partir do currículo de língua portuguesa da rede estadual do Amazonas

Autores/as

  • Viviane do Nascimento Bitar Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0009-0007-7178-5019
  • Juciane dos Santos Cavalheiro Universidade do Estado do Amazonas, Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5845-8079

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-8

Palabras clave:

Amazonas. Currículo. Língua Portuguesa. Gênero discursivo. Círculo de Bakhtin.

Resumen

Os estudos linguísticos do Círculo de Bakhtin marcam as pesquisas e as discussões contemporâneas no âmbito dos estudos da linguagem, dentre as quais apresenta-nos a teoria dos gêneros do discurso, pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD). O presente artigo busca um diálogo entre as formulações teóricas do Círculo sobre os gêneros discursivos e a Proposta Curricular e Pedagógica de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Estadual do Amazonas (PCP do EF), implementada pela SEDUC/AM. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo sobre a compreensão de gêneros discursivos, assim como no documento “Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental” de Língua Portuguesa (LP) (2021), da SEDUC/AM. Analisam-se, assim, os textos introdutórios da área de linguagens e uma das habilidades do 9º ano, a que versa sobre alguns gêneros discursivos da esfera jornalística-midiática.

Biografía del autor/a

Viviane do Nascimento Bitar, Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) e Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM).

Juciane dos Santos Cavalheiro, Universidade do Estado do Amazonas, Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil

Professora Associada. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Bitar, V. do N. ., & Cavalheiro, J. dos S. (2023). A perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos: um diálogo entre pesquisa e ensino a partir do currículo de língua portuguesa da rede estadual do Amazonas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-8