A perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos
um diálogo entre pesquisa e ensino a partir do currículo de língua portuguesa da rede estadual do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-8Palabras clave:
Amazonas. Currículo. Língua Portuguesa. Gênero discursivo. Círculo de Bakhtin.Resumen
Os estudos linguísticos do Círculo de Bakhtin marcam as pesquisas e as discussões contemporâneas no âmbito dos estudos da linguagem, dentre as quais apresenta-nos a teoria dos gêneros do discurso, pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD). O presente artigo busca um diálogo entre as formulações teóricas do Círculo sobre os gêneros discursivos e a Proposta Curricular e Pedagógica de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Estadual do Amazonas (PCP do EF), implementada pela SEDUC/AM. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo sobre a compreensão de gêneros discursivos, assim como no documento “Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental” de Língua Portuguesa (LP) (2021), da SEDUC/AM. Analisam-se, assim, os textos introdutórios da área de linguagens e uma das habilidades do 9º ano, a que versa sobre alguns gêneros discursivos da esfera jornalística-midiática.
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