Oficinas para exercício do texto

o papel da residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-26

Palabras clave:

Residência pedagógica. Língua portuguesa. Enem.

Resumen

Objetiva-se uma análise sobre a prática desenvolvida ao longo da Oficina de Argumentação, experiência relativa ao contexto da Residência Pedagógica – Núcleo Língua Portuguesa. Para isso, avalia-se o desempenho e a progressão da escrita de duas das participantes mais assíduas da oficina, que desenvolveu a preparação para a produção do tipo dissertativo-argumentativo, exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Metodologicamente, apresenta-se relato de experiência aliado a uma análise qualitativa do desempenho das estudantes. Nosso corpus é composto de oito trechos extraídos das produções semanais da oficina e nossa análise pauta-se nos parâmetros preconizados pelas competências II e III do Enem. Do ponto de vista teórico, considera-se Kleiman (2006), Moita Lopes (2006) e Bunzen (2006). Em síntese, a formação inicial e continuada de futuros professores está na essência do que prevê o programa Residência Pedagógica, desenvolvendo nos residentes a observação sobre sua própria ação-docente, a qual é revelada como meio reflexivo.

Biografía del autor/a

Myllena Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING-UFPB). Atuante no grupo Observatório do Discurso (CNPq). E-mail: myllenaaraujonascimento@gmail.com.

José Wellisten Abreu de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB), docente vinculado ao Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba (DLPL-UFPB).

Antônio Barboza da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor da educação básica.

 

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Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Araujo, M., Souza, J. . W. A. de ., & Silva, A. B. da . (2021). Oficinas para exercício do texto: o papel da residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-26