Pessoas negras em livros didáticos
trajetórias de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.2-9Palavras-chave:
População negra. Livro didático. Representação. Estereótipos.Resumo
Neste artigo, temos como objetivo recapitular, por meio de consultas bibliográficas, as principais pesquisas sobre o livro didático em relação à representação de pessoas negras. Seguimos, assim, uma metodologia própria das pesquisas conhecidas como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, que buscam mapear e descrever aspectos e dimensões que se destacam e privilegiam, em diferentes épocas e lugares, os modos de fazer acadêmico. O intuito é inventariar tais estudos, criando um rol de pesquisas, para recapitular de que maneira a história do povo africano e seus descendentes brasileiros tem sido tratada no material didático fornecido às escolas. Além dessa recapitulação histórica, nosso intento também passa por compreender os limites e alcances das mudanças na representação da população negra decorrentes das políticas e legislações específicas, que visam à valorização da cultura afro-brasileira nos livros didáticos e à representação das pessoas negras livre de estereótipos.
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