OLHARES DE DENTRO
A REINVENÇÃO DA AMAZÔNIA PELO CINEMA AMAZONENSE CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.29327/216343.5.1-6Palavras-chave:
Amazônia. audiovisual emergente. realizadores amazonenses. rupturas estéticas.Resumo
Neste artigo propõe-se uma reflexão sobre o audiovisual na Amazônia, especialmente no Amazonas. Percebe-se que por meio de diferentes gêneros e formatos, os realizadores regionais têm provocado rupturas estéticas em relação à representação da região amazônica e de suas populações. A produção regional ainda é pequena e pouco divulgada, mas demonstra sua potencialidade ao transcender clichês, estereótipos e o subjugo de criação periférica, emergindo no centro de outro contexto.
Referências
AMÂNCIO, T. O Brasil dos Gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000.
AMARAL, A. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 2, n. 20, 2008, pp. 34-40.
BAZIN, A. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BERNARDET, J. C. O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BIZARRIA, F. A construção das identidades no documentário: os povos amazônicos no cinema. Manaus: Edições Muiraquitã, 2008.
CÁNEPA, L.; SUPPIA, A. Perspectivas sobre o Cinema Amador de Ficção no Brasil: o caso das bordas. In: Revista Laika (USP). v. 2, n. 4, 2013, pp 2-16.
CANEVACCI, M. Antropologia do cinema: do mito à indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
COSTA, S.; LOBO, N. Cinema no Amazonas. Revista Estudos Avançados, v.19, n. 53, 2005.
FERNANDES, E. Reflexões de um crítico paulista sobre o cinema do Amazonas. [nov. 2016]. Entrevista concedida a Diego Bauer. Manaus: CineSet, 2016. Disponível em: https://goo.gl/LKM6fj. Acesso em 08 jan. 2017.
FERRARI, P. Comunicação digital na era da participação. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
GONDIM, N. A invenção da Amazônia. Manaus: Valer, 2007.
IKEDA, M; LIMA D. (Orgs.). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012.
LYRA, B. Cinema periférico de bordas. In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v. 6, n. 15. São Paulo, 2009.
MONTEIRO, G. V. (Org.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/Ufam, 2012.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Moraes, 1987.
NOGUEIRA, L. Cinema 2.0: o cinema doméstico na era da Internet. In: Revista Doc On-line. n. 05, 2008, pp. 4-23.
PINTO, R. F. Viagem das ideias. Manaus: Valer, 2006.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SIQUEIRA, G. Vídeo digital em Manaus. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Manaus, 2011.
SORANZ, G. Território Imaginado – Imagens da Amazônia no cinema. Manaus: Edições Muiraquitã, 2012.