Alteridade e mistério em contos de Milton Hatoum

Autores

  • Marcos Frederico Krüger Aleixo Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-9342-7622
  • Elival de Souza Morais Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-17

Palavras-chave:

Milton Hatoum, Contos., Alteridade., Mistérios

Resumo

Neste artigo apresentamos a análise de quatro contos de Milton Hatoum, constantes do livro A Cidade ilhada, publicado em 2009. Pela ordem da análise: “Dois poetas da província”, “Encontros na península”, “Bárbara no inverno” e “A Casa ilhada”. Nosso propósito é evidenciar tópicos constantes da ficção hatouniana, como os seguintes: memória, alicerce das narrativas romanescas; alteridade, característica típica dos estrangeiros presentes em seus textos; mistérios, técnica propícia à participação do leitor na construção dos enredos, bem como a influência machadiana em Hatoum, detectável no segundo conto relacionado, visto através da querela literária entre o “bruxo” do Cosme Velho e o escritor português Eça de Queirós; e, ainda, a exposição de metáforas e símbolos dispersos nesses contos, bem como o diálogo com a mitologia grega, e a reflexão do autor sobre os anos da ditadura militar. Nossa pesquisa tem caráter bibliográfico em que buscamos enriquecê-la sob as perspectivas teóricas de Nélson Werneck Sodré, Victor Leandro da Silva e Eduardo Galeano.

Biografia do Autor

Marcos Frederico Krüger Aleixo, Universidade do Estado do Amazonas

Docente da Universidade do Estado do Amazonas, com atuação no curso de Letras. Possui Doutorado na PUC-RJ. É pesquisador da área de Literatura no Amazonas. Possui publicados, dentre outros, os seguintes livros: "Amazônia, mito e literatura" (2003) e "A Sensibilidade dos punhais" (2007).

Elival de Souza Morais, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Letras e Artes. Licenciado em Letras. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professor da Rede Estadual, atuando nos Ensinos Fundamental e Médio com experiência em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Referências

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GALEANO, Eduardo. As Veias abertas da América Latina. 7. ed. Trad. Galeno de Freitas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Estudos latino-americanos, 12).

GUIMARÃES, Ruth. Dicionário da mitologia grega. São Paulo: Cultrix, 1993.

HATOUM, Milton. A Cidade ilhada: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

_______. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

_______. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

_______. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_______. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

PENHA, Gisela Maria de Lima Braga. A Jangada de pedra: uma viagem alegórica à poética de José Saramago. São Paulo: UNESP, 2007.

SILVA, Victor Leandro da. A Margem e o tempo: subjetividade, universalidade e ficção no Amazonas. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.

_______. O Norte impossível: ficção, memória e identidade em narrativas de Milton Hatoum. Manaus: Muiraquitã, 2012.

SODRÉ, Nélson Werneck. O Naturalismo no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Aleixo, M. F. K. ., & Morais, E. de S. . (2021). Alteridade e mistério em contos de Milton Hatoum. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-17