Alteridade e mistério em contos de Milton Hatoum

Autores/as

  • Marcos Frederico Krüger Aleixo Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-9342-7622
  • Elival de Souza Morais Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-17

Palabras clave:

Milton Hatoum, Contos., Alteridade., Mistérios

Resumen

Neste artigo apresentamos a análise de quatro contos de Milton Hatoum, constantes do livro A Cidade ilhada, publicado em 2009. Pela ordem da análise: “Dois poetas da província”, “Encontros na península”, “Bárbara no inverno” e “A Casa ilhada”. Nosso propósito é evidenciar tópicos constantes da ficção hatouniana, como os seguintes: memória, alicerce das narrativas romanescas; alteridade, característica típica dos estrangeiros presentes em seus textos; mistérios, técnica propícia à participação do leitor na construção dos enredos, bem como a influência machadiana em Hatoum, detectável no segundo conto relacionado, visto através da querela literária entre o “bruxo” do Cosme Velho e o escritor português Eça de Queirós; e, ainda, a exposição de metáforas e símbolos dispersos nesses contos, bem como o diálogo com a mitologia grega, e a reflexão do autor sobre os anos da ditadura militar. Nossa pesquisa tem caráter bibliográfico em que buscamos enriquecê-la sob as perspectivas teóricas de Nélson Werneck Sodré, Victor Leandro da Silva e Eduardo Galeano.

Biografía del autor/a

Marcos Frederico Krüger Aleixo, Universidade do Estado do Amazonas

Docente da Universidade do Estado do Amazonas, com atuação no curso de Letras. Possui Doutorado na PUC-RJ. É pesquisador da área de Literatura no Amazonas. Possui publicados, dentre outros, os seguintes livros: "Amazônia, mito e literatura" (2003) e "A Sensibilidade dos punhais" (2007).

Elival de Souza Morais, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Letras e Artes. Licenciado em Letras. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professor da Rede Estadual, atuando nos Ensinos Fundamental e Médio com experiência em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Citas

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GALEANO, Eduardo. As Veias abertas da América Latina. 7. ed. Trad. Galeno de Freitas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Estudos latino-americanos, 12).

GUIMARÃES, Ruth. Dicionário da mitologia grega. São Paulo: Cultrix, 1993.

HATOUM, Milton. A Cidade ilhada: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

_______. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

_______. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

_______. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_______. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

PENHA, Gisela Maria de Lima Braga. A Jangada de pedra: uma viagem alegórica à poética de José Saramago. São Paulo: UNESP, 2007.

SILVA, Victor Leandro da. A Margem e o tempo: subjetividade, universalidade e ficção no Amazonas. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.

_______. O Norte impossível: ficção, memória e identidade em narrativas de Milton Hatoum. Manaus: Muiraquitã, 2012.

SODRÉ, Nélson Werneck. O Naturalismo no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Aleixo, M. F. K. ., & Morais, E. de S. . (2021). Alteridade e mistério em contos de Milton Hatoum. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-17