Em 13 de maio, lembramos o fim da escravidão no Brasil, uma data que simboliza tanto a luta pela liberdade quanto as contradições que persistem. Embora seja um marco importante, resultado de intensas lutas de organizações de escravizados e abolicionistas, a partir da década de 1980 os movimentos sociais negros passaram a atribuir um novo significado a essa data. Hoje, ela é celebrada como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, um momento para evidenciar a exclusão social e a violência que a população negra ainda enfrenta. Clique aqui e confira nossa indicação de leitura! Para essas e outras indicações, nos acompanhe em nossas redes sociais!
Hoje, 05 de maio, é o DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, sabemos de sua importância, mas também não podemos deixar de lembrar das infinidades de línguas indígenas que foram sumariadas por sua expansão. Por isso, a Muiraquitã indica o artigo “Aprendizagem de português escrito por indígenas Jaminawa: dificuldades e estratégias facilitadoras”, como forma de ampliar nossa percepção acerca das línguas indígenas na relação com o português.
Bases de dados ou indexadores:
Portais, diretórios e repositórios:
Associações:
Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre, por meio da Editora Nepan, e Editora da Ufac (Edufac), sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística e Literatura, Artes, Ciências Humanas e Sociais.
E-ISSN: 2525-5924 | Ano de criação: 2013 | Área do conhecimento: Letras e Humanidades | Periodicidade: Semestral | DOI: https://doi.org/10.29327/
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades © 2015 by
Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade is licensed under CC BY-NC-ND 4.0