OS DESAFIOS DO ENSINO DE PLAc PARA OS INDÍGENAS WARAO EM BELÉM

Autores

  • Ana Paula Brandao UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA
  • Flávio da Silva Universidade Federal do Pará
  • Samily dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/212070.7.2-10

Palavras-chave:

PLAc, Warao, Abordagem comunicativa e intercultural

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino de PLAc para os indígenas da Warao, em projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (que teve início em janeiro e término em dezembro de 2018). Desde 2014, os Warao estão migrando da Venezuela para o Brasil por causa da crise econômica no país deles. Com o fim de favorecer as relações entre os Warao e a sociedade brasileira, começamos a ensinar português para eles no abrigo onde moravam. Para o ensino de PLAc, utilizamos das abordagens comunicativa e intercultural com base em autores como Caels (2016), Lopez (2016), Costa e Taño (2017), Cardoso (2018), São Bernardo e Barbosa (2018) e Bulegon e Soares (2019). As reflexões feitas indicam que é imprescindível conhecer e valorizar o perfil sociolinguístico dos alunos, além de abrir espaço para que eles reflitam e promovam ações com reflexos diretos no cotidiano.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Brandao, A. P., da Silva, F., & dos Santos, S. (2019). OS DESAFIOS DO ENSINO DE PLAc PARA OS INDÍGENAS WARAO EM BELÉM. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 7(2). https://doi.org/10.29327/212070.7.2-10

Edição

Seção

DOSSIÊ