A narrativa diaspórica de Orlanda Amarílis sob a perspectiva bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-13Palavras-chave:
Orlanda Amarílis. Literatura afro-lusófona. Diáspora. Cronotopo.Resumo
Este artigo apresenta três livros de contos afro-lusófonos: Cais-do-Sodré té Salamansa (1974), Ilhéu dos pássaros (1982) e A casa dos mastros (1989), de Orlanda Amarílis (1924-2014), aprofundando na análise do conto Cais-do-Sodré, verificando como se dá a relação de construção de identidades em situação diaspórica, diáspora esta que é um tema recorrente nas obras de Amarílis. Com fundamentação teórica na Teoria do Romance, de Bakhtin (2014), nos estudos de Hall (2003), Brah (2011), Bauman (2017) e Kristeva (1994), pretende-se entender como ocorre o processo migratório e os dilemas identitários. O resultado do processo migratório e a vivência da diáspora é uma identidade influenciada pelas mudanças e diferenças culturais e sociais. Embora as obras da escritora tenham traduções em diversos países, ainda são insípidos os estudos sobre sua produção literária, justificando este trabalho, pois se trata de uma escritora mulher, africana e subalterna.
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