As contribuições dos Estudos Culturais nos Estudos Surdos
(des)construção da identidade surda
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-17Palabras clave:
Estudos culturais. Identidade surda. Estudos surdos. Diferenças.Resumen
Este ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da relação entre a surdez como diferença linguística e os Estudos Surdos e Culturais, afastando o estereótipo clínico da deficiência. Para alcançar o objetivo proposto neste ensaio, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa em pesquisa bibliográfica, com base na seguinte questão de estudo: “como os Estudos Surdos e Culturais contribuem para a compreensão da surdez como diferença linguística e cultural, afastando o enfoque clínico de deficiência?” A consulta a obras de pesquisadores, como Brito (1979), Felipe (1991), Skliar (1997) e Quadros e Karnopp (2004), entre outros, foram fundamentais para as reflexões propostas neste ensaio. Associar a Libras à deficiência mantém a pessoa surda como deficiente, incapaz e incompleta. Abordar a surdez sob uma perspectiva médica-terapêutica pressupõe que ela pode ser reabilitada ou curada. Ao adotar a perspectiva dos Estudos Culturais, a surdez é vista como uma diferença e a pessoa surda é reconhecida como sujeito linguístico minorizado, com culturas próprias ou culturas surdas.
Citas
BAUMAN, H-dirksen L.; MURRAY, J. J. Deaf Studies. In: GERTZ, Genie; BOULDREAUT, Patrick. (Orgs.). The SAGE Deaf Studies Encyclopedia. 1. ed. Thousand Oaks, CA, v. 1. 2016. p. 272-276.
BRASIL, Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília, DF, 2002.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luís Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003.
CROMACK, Eliane Maria Polidoro da Costa. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e implicações sociais. Revista Psicologia, Ciência e profissão, Brasília, v. 24, n. 4, 2004. p. 68-77.
DORZIAT, Ana. O Outro da Educação: pensando a surdez com base nos temas identidade/diferença, currículo e inclusão. Petrópolis: Vozes, 2009.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. In: Silva, Tomaz Tadeu (org.). O que é, afinal, estudos culturais?. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 135-166.
FAUSTINO, Graciele Oliveira. Estudos surdos em diálogo com os estudos culturais: possibilidades para a pesquisa em educação. Ser/estar emergente e/na educação. Ulbra, Canoas, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
LADD, Paddy. Em Busca da Surdidade I. Colonização dos Surdos. Trad. Mariani Martini. Lisboa: SurdUniverso, 2013.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Editora Cortez, 1997.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Sociologia e teoria do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. 2. ed. São Paulo, Cortez, 1995. p. 7-37.
PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2016.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani. Estudos culturais, diferença e surdez: uma leitura teórica. Revista Periferia: educação, cultura e comunicação. v. 9 n. 1 jan-jun, 2017. p. 130-153.
RODRIGUES, Carlos Henrique; QUADROS, Ronice Muller de. Diferenças e Linguagens: A visibilidade dos ganhos surdos na atualidade. Revista Teias (UERJ. Online), v. 16, p. 72-88, 2015.
SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: UFAM, 2002.
SILVA, Tomas Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomas Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SKLIAR, Carlos. Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo. In: Cadernos CEDES. São Paulo, 46: 57-67, 1998.
SKLIAR, Carlos. A localização política da educação bilíngue para surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre, Mediação, v. 1, 1999. p.7-14.
SKLIAR, Carlos; LUNARDI, Márcia Lise. Estudos Surdos e Estudos Culturais em Educação. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; GOES, Maria Cecília Rafael de (orgs). Surdez: Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo/SP: Lovise, 2000. p.11-22.
SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2016.
STRÖBEL. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: UFSC, 2006.
THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Luciane Bresciani. Estudos Surdos em articulação com os Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos. In: 7° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e no 4° Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (7° SBECE / 4° SIECE), 2017, Canoas. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: PPGEDU, 2017. p. 1-12.
TURA, Maria de Lourdes Rangel. A propósito dos Estudos Culturais. In: MAFRA, Leila de Alvarenga; TURA, Maria de Lourdes Rangel. Sociologia para Educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro: Quarter, 2005.
VEIGA-NETO, A. (Org). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p 7-72.
WORTMANN, M. L. C.; COSTA, M. V., SILVEIRA, R. M. H. Sobre a emergência e a expansão dos estudos culturais em educação no Brasil. Educação, v. 38, n. 1, p. 32-48, jan.-abr. 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/18441/12751/. Acesso em: 5 dez. 2022.
WRIGLEY, Owen. A Política da surdez. Original: The politics of deafness. Washington, D.C.: Gallaudet University Press, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Karlene Ferreira Souza, Claudia de Souza Martins Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.