FORMAÇÃO HUMANA NA ARIDEZ DOS TEMPOS

DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Marilde Queiroz Guedes Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Paula Souza do Prado Anjos Universidade do Estado da Bahia
  • Eliara Marli Rosa Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Resumo

O artigo em pauta tem como foco a formação humana, sua contribuição social e os desafios para o currículo dos cursos de graduação. Reunimos conhecimentos e estudos com o propósito de investigar a seguinte indagação: em quais aspectos os estudos voltados à formação humana contribuem e apontam caminhos aos desafios enfrentados pelo currículo acadêmico, nos dias atuais? Estudar as contribuições da formação humana, com foco nos desafios para o currículo, envolve um processo de ressignificação das relações humanas e sociais. Neste sentido, pretende-se estabelecer um diálogo com as reformas e políticas públicas educacionais, na perspectiva de compreender como se dá a formação voltada ao processo de ressignificação das relações humanas e sociais. Justificamos a necessidade deste estudo, a partir da tônica da existência com foco ontológico, estético e ético, que favoreça a espiritualidade enquanto requisito intrínseco do itinerário educativo na aridez dos tempos, apontando outros desafios para o currículo.   

Biografia do Autor

Marilde Queiroz Guedes, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa/PT (2018), Doutora em Educação: Currículo - PUC-SP (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC-MG (1993). Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde - PE (1982). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - PE (1985). Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Ana Paula Souza do Prado Anjos, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda do Programa de Ciências Humanas e Sociais (UFOB). Especialização em Coordenação Pedagógica (2019) pela UCAM e em Metodologia de Ensino para Educação Profissional (2015) pela UNEB/SUPROF. Graduada em Ciências Contábeis (2014) e em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos ( 2009) na Universidade do Estado da Bahia, Campus IX - Barreiras. Trabalha como Assessora Pedagógica da UNEB, DCH-Campus IX e atua como integrante dos grupos de pesquisa na : Formação de Professores e Currículo - FORPEC; Grupo de Estudo de Educação e Linguagem - GEL; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NUEL. 

Eliara Marli Rosa, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Possui graduação em PEDAGOGIA-HABILITAÇÃO:ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO pela FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PRESIDENTE VENCESLAU (1992), Graduação em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA pela Universidade do Oeste Paulista (1988), graduação em LETRAS - HABILITAÇÃO: PORTUGUÊS / INGLÊS pela FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PRESIDENTE VENCESLAU (1985) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2007). Diretor de Escola - PEI- Diretoria Regional de Ensino - Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Guedes, M. Q. ., Anjos, A. P. S. do P. ., & Rosa, E. M. (2020). FORMAÇÃO HUMANA NA ARIDEZ DOS TEMPOS : DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3445

Edição

Seção

ARTIGOS