Medicalização e práticas de normalização escolar

um caminho inverso para a inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-8

Palavras-chave:

Medicalização. Normalização. Inclusão Escolar. Aprendizagem.

Resumo

Provocar uma reflexão acerca da medicalização e práticas de normalização escolar foi a estratégia utilizada neste texto com a finalidade de avançarmos na compreensão de que esse caminho é inverso à inclusão de estudantes que cotidianamente têm sido excluídos nas salas de aulas. O objetivo deste estudo é apontar as implicações que um documento médico (diagnóstico) recebido pela equipe escolar pode direcionar um trabalho completamente excludente ao reforçar a limitação quando se pode valorizar as habilidades. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura por meio da pesquisa bibliográfica, destacando-se as contribuições teóricas de Freire (1997), Reis (2013), Vieira (2013), Mantoan (2017), dentre outros fundamentos em Angell (2012); Collares e Moysés (1994; 2014); Brzozowski e Caponi (2013). Os resultados apontam para a necessidade de redefinição de um modelo escolar que promova um fazer pedagógico centrado no aluno, no modelo social de inclusão sem supervalorizar as limitações retratadas em um laudo médico.

Biografia do Autor

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

  Pós-doutorado em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto/Portugal (2015). Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (2013). Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Líder do GEPEDI/UEG

Cleonice Bicudo da Rocha Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Graduada em Pedagogia (UEG) Artes Visuais (UFG) Professora efetiva na prefeitura de Anápolis. Coordenadora da Inclusão. Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação, Inclusão Escolar (UNB). Professora da Faculdade Católica de Anápolis. Professora de Libras no curso de medicina na UniEvangelica.

Itair Regina Carvalho Diogo, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT. Universidade Estadual de Goiás-Unidade de Anápolis de Ciências Socieconômicas e Humanas

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Reis, M. B. de F., Ferreira, C. B. da R., & Diogo, I. R. C. (2021). Medicalização e práticas de normalização escolar : um caminho inverso para a inclusão. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-8

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