Violência(s) no contexto escolar

as vozes dos professores

Autores

  • Anderléia Sotoriva Damke Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Santa Helena
  • Claudemir Ternovoe Ruiz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus de Naviraí

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.3.2-2

Palavras-chave:

Violência. Escola. Professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a violência escolar, partindo da fala dos professores, analisou-se a concepção de cada um deles sobre o assunto e como têm vivido a violência dentro de um convívio que deveria ser voltado para o relacionamento cultural e educativo no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, buscou-se, a partir da pesquisa qualitativa, identificar as causas da violência, bem como as práticas adotadas pelos professores para lidar com a violência no ambiente escolar. Para ilustrar o assunto, utilizou-se de questionário com perguntas abertas aos dez professores do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Naviraí/MS. O resultado aponta para uma insatisfação dos docentes diante à falta de políticas públicas que tratem a problemática de modo mais direto, especialmente, porque os cursos de formação, em sua maioria, não adotam medidas que possam proporcionar aos docentes práticas para lidar com a violência no ambiente escolar.

Referências

ABRAMOVAY, M. Escola e Violência. Brasilia: Unesco Brasil, Rede Pitágoras, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002, p. 77.

ABRAMOVAY, M. Violência nas Escolas: versão resumida. Brasilia: Unesco Brasil, Rede Pitágoras, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2003, 88p.

ANTUNES, C. O que mais perguntam... indisciplina e violência. Florianópolis, CEITEC, 2003.

AQUINO, J. G. Indisciplina na Escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1996.

AQUINO, J. G. Autoridade e Autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1999.

CANDAU, V. M. Escola e violência. Rio de Janeiro, DP&A, 1999.

CANDAU, V. M. Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar. VI Seminário Internacional de Restruturação Curricular Século XXI. Porto Alegre. 8ª ed. Julho. 1999.

CANDAU, V. M. Cotidiano Escolar e Cultura(s): encontro e desencontros. In: CANDAU, V. M.(org.) Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 1996.

DAMKE, A. S. A percepção social da indisciplina escolar. Curitiba: UTP, 2008. 162 p. Série Dissertações; 9.

FERREIRA, A.B.H. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

FORQUIN, J. C. Escola e Cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, ARTMED, 1993.

FRAGO, A. V. Inovação pedagógica e racionalidade científica. Faculdade pública em Espanha. Madrid: Akal, 2000, p. 100.

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GUIMARÃES, Áurea M. A dinâmica da Violência escolar: conflito e ambiguidade. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

HUBERMAN, M. O Ciclo de vida profissional dos professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de história da Educação. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de História da Educação: Autores Associados, n. 1, jan/jun. 2001 p. 9-43.

LOBATO, V. S. Concepções de Professores sobre questões relacionadas à violência na Escola. PUC/SP. 2005, n. 20.

LORO, A. P. A Cultura Escolar: desafios docentes. Agora Revista Eletrônica. Rio grande do Sul. 2009. Disponível em: http://goo.gl/Y58fy9.

LUCINDA, M. C. Escola e violência. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

MADEIRA, F. R. Violência nas Escolas: quando a vítima é o processo pedagógico. São Paulo em perspectiva, São Paulo, Fundação Sead. 1999, out/dez, p. 29-41. Disponível em: http://goo.gl/CN5qec. Acesso em 25 de outubro de 2011.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa. São Paulo: Hucitec, 2007. 10ª ed.

NUNES, S. Violências & Cultura de Paz nas Escolas. Toledo: Fasul, 2007. 111 p.

PORTAL BRASIL. A polícia e a violência nas escolas. (Miriam Abramovay e Pablo Gentili). Secretaria Nacional de Juventude. Brasilia: 4 de Julho de 2012. Disponível em: http://goo.gl/aEVZuv. Acesso em 24 de julho de 2012.

SACRISTÁN, J. G. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, L. et al. (Org.). Novos mapas culturais/novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. p.34-57.

SILVA, F.C.T. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar em Revista, vol. 28, p. 201-216, 2006

SOUZA, M. A. Prática Pedagógica: conceito, características e inquietações. IV Encontrro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola. 2005, p. 24-29.

SOUZA, E. C. S. Violência Urbana e Cultura Escolar: estudo das oercepções dos atores sociais em uma escola pública (Ananindeua/Pará). Revista Artifícios. Pará, v. 1, n. 2. Dez/2011.

SOUZA, M. C. Prática Pedagógica: conceito, características e inquietações. Curitiba: Projeto CNPq. 2004.

SPÓSITO, M. P. Iniciativas Públicas de redução da Violência Escolar no Brasil. Rio de Janeiro. Caderno de Pesquisa, n. 115, p. 101-138, março/2002.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Damke, A. S., & Ruiz, C. T. (2015). Violência(s) no contexto escolar : as vozes dos professores. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 3(2). https://doi.org/10.29327/210932.3.2-2

Edição

Seção

ARTIGOS