Violência(s) no contexto escolar
as vozes dos professores
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.3.2-2Palavras-chave:
Violência. Escola. Professores.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a violência escolar, partindo da fala dos professores, analisou-se a concepção de cada um deles sobre o assunto e como têm vivido a violência dentro de um convívio que deveria ser voltado para o relacionamento cultural e educativo no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, buscou-se, a partir da pesquisa qualitativa, identificar as causas da violência, bem como as práticas adotadas pelos professores para lidar com a violência no ambiente escolar. Para ilustrar o assunto, utilizou-se de questionário com perguntas abertas aos dez professores do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Naviraí/MS. O resultado aponta para uma insatisfação dos docentes diante à falta de políticas públicas que tratem a problemática de modo mais direto, especialmente, porque os cursos de formação, em sua maioria, não adotam medidas que possam proporcionar aos docentes práticas para lidar com a violência no ambiente escolar.
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