Narrativas de aprendizagem de inglês na Amazônia

a experiência do encontro com o outro

Autores

  • Patricia Christina dos Reis Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Parintins, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1710-0433

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-25

Palavras-chave:

Formação de professores. Língua inglesa. Amazônia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo lançar luz sobre a experiência de formação de professores de inglês da cidade de Parintins, Amazonas, ressaltando o contexto local como o lugar da experiência, lugar em que a aprendizagem da língua inglesa é marcada pela realidade amazônida. Metodologicamente, esse artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa com doze professores de inglês de escolas públicas de Parintins. Conduzindo entrevistas, reunimos narrativas em que os professores contam sobre suas histórias de vida e aprendizagem, sobre os primeiros contatos com o inglês e com falantes nativos. Na análise do corpus, destacamos excertos em que percebemos a influência de seus pais, de seus professores e também de visitantes estrangeiros, nas suas escolhas profissionais. Os resultados mostram como os dizeres dos professores podem ser associados à experiência de viver em território amazonense, revelando uma formação docente que não se restringe à acadêmica, mas que se completa no dia a dia. 

Biografia do Autor

Patricia Christina dos Reis, Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Parintins, Amazonas - Brasil

Professora da Universidade do Estado do Amazonas, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza pesquisas na área de formação de professores, ensino de inglês e internacionalização do ensino superior. Atua como professora do curso de Letras/UEA em Parintins, AM.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Reis, P. C. dos . (2024). Narrativas de aprendizagem de inglês na Amazônia: a experiência do encontro com o outro. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-25