Narrativas de aprendizagem de inglês na Amazônia
a experiência do encontro com o outro
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.2-25Palavras-chave:
Formação de professores. Língua inglesa. Amazônia.Resumo
Este artigo tem como objetivo lançar luz sobre a experiência de formação de professores de inglês da cidade de Parintins, Amazonas, ressaltando o contexto local como o lugar da experiência, lugar em que a aprendizagem da língua inglesa é marcada pela realidade amazônida. Metodologicamente, esse artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa com doze professores de inglês de escolas públicas de Parintins. Conduzindo entrevistas, reunimos narrativas em que os professores contam sobre suas histórias de vida e aprendizagem, sobre os primeiros contatos com o inglês e com falantes nativos. Na análise do corpus, destacamos excertos em que percebemos a influência de seus pais, de seus professores e também de visitantes estrangeiros, nas suas escolhas profissionais. Os resultados mostram como os dizeres dos professores podem ser associados à experiência de viver em território amazonense, revelando uma formação docente que não se restringe à acadêmica, mas que se completa no dia a dia.
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