"Vamos falar sobre ele?"

discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-3

Palavras-chave:

Discursos, Diversidade sexual, Escola, Identidades de gênero

Resumo

 Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal.

Biografia do Autor

Daniel dos Santos Barbosa, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando no Programa Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Docente da rede estadual de educação básica de Goiás (SEDUC-GO). 

 

Sostenes Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no curso de Letras e no Programa Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás. 

 

Clodoaldo Ferreira Fernandes da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Letras e Linguística (Universidade Federal de Goiás); mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (Universidade Estadual de Goiás). Docente do curso de Letras da UEG, Campus Sudeste – Morrinhos (GO), e da rede estadual de educação básica de Goiás (SEDUC-GO). 

 

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Barbosa, D. dos S., Lima, S., & Silva, C. F. F. da. (2021). "Vamos falar sobre ele?": discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escola. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-3