GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE

Autores

Resumo

O Conselho Escolar está representado, em nossa cultura, como uma forma democrática, uma vez que abrange todos os segmentos da escola, com papel de acompanhar e deliberar as ações.  O objetivo deste estudo consiste na análise da função do Conselho Escolar, evidenciando as principais dificuldades e desafios encontrados na consolidação desse espaço no interior das escolas no processo de gestão democrática. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica e documental. As análises dos resultados indicam que o Conselho Escolar se apresenta como um órgão de base democrática que busca a sobrevivência em meio às dificuldades encontradas para o exercício de sua prática. Os principais desafios e dificuldades encontrados foram: a não participação da família, baseada na economia e sociedade da qual pertencem; as relações de poder no ambiente escolar; a falta de diálogo; falta de tempo da família e consenso quanto à disponibilidade tempo e horários para se reunir.

Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre

Professor Ajunto III da Universidade Federal do Acre/UFAC. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura. . Professor da área de Didática e Investigação e Prática Pedagógica.

Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR -Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Membro do Conselho Internacional de Revisores da Revista Científica " Alteridad: Revista de Educacion", da Universidade Politécnica Salesiana do Equador/Quito.

Membro titular do Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, mandato 2018/2020- 2020/2022 da UFAC.

Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP- PORTARIA DOU Nº 313, DE 30 DE ABRIL DE 2018.

Coordenou o Programa Residência Pedagógica/CAPES- Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, campus sede de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

Letícia Mendes da Silva, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Graduada em Licenciatura em História e Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Pós-Graduada em Atendimento Educacional Inclusivo pela FAEL. Chefe de Gabinete do Secretário Adjunto de Educação.

 

Pelegrino Santos Verçosa , Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Pires, P. A. G., Silva, L. M. da ., & Verçosa , P. S. . (2020). GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3762

Edição

Seção

DOSSIÊ