GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-17

Palabras clave:

Conselho escolar. Gestão democrática. Trabalho coletivo.

Resumen

O Conselho Escolar está representado, em nossa cultura, como uma forma democrática, uma vez que abrange todos os segmentos da escola, com papel de acompanhar e deliberar as ações.  O objetivo deste estudo consiste em analisar a função do Conselho Escolar, evidenciando as principais dificuldades e desafios encontrados na consolidação desse órgão no interior das escolas no processo de gestão democrática. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica e documental. As análises dos resultados indicam que o Conselho Escolar se apresenta como um órgão de base democrática que busca a sobrevivência em meio às dificuldades encontradas para o exercício de sua prática. As principais dificuldades e desafios encontrados foram: a não participação da família; as relações de poder no ambiente escolar; a falta de diálogo entre os diferentes segmentos da escola; falta de consenso quanto à disponibilidade de tempo e horários para se reunir. 

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Pires, P. A. G., Silva, L. M. da ., & Verçosa , P. S. . (2020). GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-17

Número

Sección

DOSSIÊ