Entre fronteiras, matas e beiras de rios
Amazônia legal brasileira e o pesquisar da educação escolar indígena
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.2-4Palabras clave:
Educação. Amazônia brasileira. Educação escolar indígena. Programa de pós-graduação em educação. Estado do conhecimento.Resumen
O artigo objetiva verificar enfoques e contribuições de pesquisas brasileiras vinculadas aos programas de pós-graduação em educação que tematizam a educação escolar indígena na Amazônia Legal brasileira no período de 2010 a 2019, à luz do estado do conhecimento. A busca ocorreu no repositório de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram encontradas 3.550 teses e 10.491 dissertações, e, após refinamento de busca, chegou-se ao corpus da pesquisa com 5 teses e 10 dissertações. As pesquisas possuem vários enfoques: práticas pedagógicas de professores indígenas, processos educativos, projeto político pedagógico, processo de escolarização, aquisição da língua portuguesa, aspirações do futuro de comunidade indígena, políticas indigenistas, conexão com a educação indígena, ressignificação do ambiente escolar colonialista e políticas públicas no âmbito municipal. As contribuições confluem no pensar e fazer uma educação escolar diferenciada em territórios indígenas na Amazônia Legal brasileira.
Citas
ABBONIZIO, Aline Cristina de Oliveira. Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades. 2013. 193 f. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em:https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122013-153433/pt-br.php. Acesso em: 03 jan. 2021.
ABREU, Joniel Vieira de. A implementação do direito à educação escolar indígena no município de Santarém no período de 2006 a 2012. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br
/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true
&id_trabalho=453687. Acesso em: 03 jan. 2021.
ARAGÓN, Luis Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Revista Nera, ano 21, n. 42, p.15-33, dossiê, 2018. Disponível em: https://rev
ista.fct.unesp.br/index.php/nera/issue/view/28%20de%20mar.%202018. Acesso em: 13 jan. 2021.
BASTOS, Cecilia Maria Chaves Brito. Educação escolar indígena na região do Uaçá no município de Oiapoque-AP (1964-1985). 2014. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://sucupira.cape
s.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1422154. Acesso em: 03 jan. 2021.
CANCIO, Raimundo Nonato de Padua. Para além da aldeia e da escola: um estudo decolonial de aquisição da língua portuguesa pelos indígenas Wai-Wai da aldeia Mapuera, Amazônia brasileira. 2017. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoco
nclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5061877. Acesso em: 03 jan. 2021.
CASTRO, Maria Zenaide Gomes de. Tecendo novos olhares para a educação escolar indígena: a escola diferenciada Huni Kuin na região do Breu e seus atores. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConcl
usao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2914544.Acesso em: 03 jan. 2021.
COREZOMAE, Lennon Ferreira. Educação escolar do povo indígena Balatiponé-Umutina: compreendendo processos educativos da escola Julá Paré. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9306?show=full. Acesso em: 03 jan. 2021.
CUNHA, Jonas Araujo da. Luzes apagadas: a educação escolar indígena na Amazônia colonial. 2018. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-093140/publico/JONAS_ARAUJO_DA_CUNHA_rev.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.
FEITOSA, Leni Barbosa. Da flecha à caneta: escolarização indígena Mẽbêngôkre Gorotire. 2018. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2018. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/juzxu1ev Qsy6Noy3qcdMTg. Acesso em: 03 jan. 2021.
FUNAI – FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDÍO. Povos indígenas isolados e de recém contato. Site, 2021. Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/povos-indigenas-isolados-e-de-recente-contato. Acesso em: 10 jan. 2021.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. A educação indígena na academia: inventário comentado de dissertações e teses sobre educação escolar indígena no Brasil (1978-2002). Revista em Aberto, Brasília, v.20, n.76, p.197-238, fev. 2003. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ind
ex.php/emaberto/article/view. Acesso em: 10 jan. 2021.
HECK, Egon. LOEBENS, Francisco. CARVALHO, Priscila D. Amazônia Indígena: conquistas e desafios. Estudos Avançados. 2005, vol.19, no.53, p.237-255. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v19n53/24091.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Amazônia Legal. Site, 2021. Disponível em: htpps://www,ibge.gov.br/geociências/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 12 jan. 2021.
MELLO, Alex Fiúza de. Apresentação. In: ARAGÓN, Luis Eduardo (Org.). Amazônia: conhecer para desenvolver e conservar, cinco temas para um debate. São Paulo: Hucitec, 2013.
MENDES, Matilde. Educação escolar indígena Paiter Suruí e sua relação com os etnoconhecimentos. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Mato Grosso, Cáceres, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupi
ra/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5941613. Acesso em: 03 jan. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Novo desenho garante melhorias à Plataforma Sucupira da Capes. Site, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/225-sistemas-1375504326/48451-novo-desenho-garante-melhorias-a-plataforma-da-capes. Acesso em: 05 jan. 2021.
NETO, Jaspe Valle. Educação escolar indígena Mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/co
msultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1199960. Acesso em: 03 jan. 2021.
PAULA, Andre Wanpura de. Escola Apyãwa: da vivência e convivência da educação indígena à educação escolar intercultural. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.
gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6311582. Acesso em: 03 jan. 2021.
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Quem são? Site 2021. Disponível em: https://pid.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o. Acesso em: 8 jan. 2021.
PRATES, Elen Luci. O ensino de arte na escola indígena Bororo Korogedo Paru da aldeia Córrego Grande – MT. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupi
ra/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3653260. Acesso em: 03 jan. 2021.
RODRIGUES, Gilberto Cesar Lopes. Surara Borari, Surara Arapium: a educação escolar no processo de reafirmação étnica dos Borari e Arapium da terra indígena Maró. 2016. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclus
ao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3631390. Acesso em: 03 jan. 2021.
SANTOS, Maria Aparecida Siqueira. As políticas educacionais e seus impactos na educação indígena: um estudo nas comunidades pertencentes ao município de Guajará-Mirim/RO. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014. Disponível em: http://www.ppge.unir.br/uploads/62248421/arquivos/DISSERTA__O
___MARIA_APARECIDA_SIQUEIRA_SANTOS_120172265.pd. Acesso em: 03 jan. 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO. Amazônia Maranhense. Site, 2021. Disponível em: https://www.turismo.ma.gov.br/amazonia-maranhense/. Acesso em: 13 jan. 2021.
VIEIRA, Luana Robles. Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28
-144904/pt-br.php. Acesso em: 03 jan. 2021.