DEMANDA POR UM CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INDÍGENA NA UFRR
DOI:
https://doi.org/10.29327/212034.7.1-3Palavras-chave:
Formação Superior, Línguas Indígenas, Multiculturalismo, Universidade Federal de RoraimaResumo
Trata-se de um Artigo com a finalidade de compor publicação no Periódico da Universidade do Acre – UFAC, Muiraquitã. Tem por finalidade compreender a necessidade da criação de Cursos Superiores de Línguas Indígenas. Para cumprir esse propósito foram selecionados, em perfil bibliográfico qualiquantitativo de pesquisa (misto), autores como Bobbio (1992), Alvim (1995), UFRR (2001), Santos (2004), Canclini (2004), Baniwa (2008), Fernandes, Carvalho e Repetto (2009), Bernardi (2011), Baptaglin (2017), o que possibilitou maior compreensão e contextualização da presente temática. Dentro do modelo quantitativo a pesquisa indica uma demanda real e atual dentro da UFRR: a necessidade de um curso de formação superior em Língua Indígena. Ao passo que novos desafios vão surgindo dentro do fazer e da vivência acadêmica, se faz necessário novas dinâmicas administrativas e de políticas formativas que atendam e garantam direitos de diferentes grupos, inclusive dos indígenas de Roraima e do país, bem como os de todos aqueles que tenham interesse em aprender (de maneira certificada) um curso destas culturas históricas/ atuais diversificadamente constituídas. Dos dados coletados, se pôde perceber que um Curso de Formação Superior em Língua Indígena pelo Insikiran, serviria para superação de obstáculos para a obtenção de uma certificação acadêmica de interessados em aprender uma das línguas indígenas de Roraima, como a exemplo de problemas com deslocamento, moradia e custeio de estudos.
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