Cosmovisões interconectadas
um estudo da literatura indígena como proposta de letramento
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.1-16Palabras clave:
letramento intercultural; literaturas indígenas; poesia indígena; sequência didática.Resumen
O presente artigo empreende uma investigação da inter-relação entre letramento e interculturalidade, centrando-se na análise da literatura indígena como ferramenta para o desenvolvimento do letramento intercultural no âmbito do Ensino Fundamental. Neste contexto, o estudo propõe uma abordagem que se concentra na exploração da poesia indígena em sala de aula, reconhecendo a relevância do ensino literário nesse nível educacional específico. A pesquisa delineia uma Sequência Didática direcionada ao livro “Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta”, de autoria de Márcia Wayna Kambeba, destacando, sobretudo, os poemas intitulados “Matinta e o Macaco” e “Assobio na Aldeia”. Essa proposta visa a fomentar o letramento nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. A pesquisa embasa-se em uma fundamentação teórica, utilizando obras de autores como Cosson (2009), Street (2014), Rojo (2009), Thiél (2016), Dorrico (2018) e Graúna (2011), entre outros, bem como documentos relevantes. A seleção criteriosa desses autores proporciona uma base conceitual robusta para a abordagem sobre letramento, interculturalidade e o papel crucial das literaturas indígenas no panorama educacional, enriquecendo, assim, a proposta de letramento elaborada. Desse modo, a análise da poesia indígena, sob a perspectiva do letramento, possibilita identificar as potencialidades dessa abordagem para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, literárias e socioculturais nos discentes. A Sequência Didática proposta pode contribuir não apenas para o aprimoramento dessas competências, mas, também para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, conscientes da riqueza da diversidade cultural e da importância do diálogo intercultural.
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