Práticas da letra, universidade e povos indígenas

ensaio de um laboratório de interculturalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.1.1-4

Palavras-chave:

Escola indígena. Laboratório. Transdisciplinaridade. Interculturalidade.

Resumo

Este ensaio pretende ser uma breve reflexão sobre um processo em curso nos últimos dois anos, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, decorrente de um esforço coletivo na implantação de um grupo transdisciplinar de pesquisas, denominado Laboratório de Interculturalidade (LaBinter). O objetivo mais geral desse laboratório é desenvolver o conceito de “escola indígena”, em suas implicações éticas e estéticas, através de pesquisas sobre, com e através das escolas situadas nas aldeias indígenas do Acre. O pensamento coletivo que se apresenta aqui, com o intuito de registrar sinteticamente o movimento teórico e metodológico em questão, também quer chamar a atenção para o potencial para o enriquecimento da área de Letras na UFAC no seu envolvimento com as comunidades indígenas.

 

Referências

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Almeida, M. I. de . (2022). Práticas da letra, universidade e povos indígenas: ensaio de um laboratório de interculturalidade. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 1(1). https://doi.org/10.29327/210932.1.1-4