Aproximações entre a teoria vigotskiana do Desenvolvimento Humano e a aprendizagem de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.13.1-2Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Interacionismo, Linguagem, Mediação Simbólica.Resumo
O presente estudo inscreve-se na área da psicologia da linguagem e pretende divulgar resultados relacionados a um ensaio teórico da teoria interacionista de Vygotsky. Especificamente, buscou-se compreender os contextos em que as ações humanas se constituem; identificar as capacidades de linguagem que podem ser adquiridas e mobilizadas em situações distintas de comunicação. Relacionar a teoria do desenvolvimento humano, de modo a tecer aproximações com a aprendizagem de gêneros textuais. Os pressupostos teóricos se fundamentam no Interacionismo Social como embasamento para uma prática transformadora, em que o gênero textual possa a ser o instrumento eficaz para a construção das práticas sociais na escola por meio dos textos que aparecem em nossa cultura, de modo que gêneros textuais constituam-se ferramentas importantes para uma aprendizagem mediada a partir de instrumentos. Metodologicamente, realizamos uma revisão ensaística-bibliográfica, uma vez que este procedimento permite descrição detalhada sobre o assunto sem esgotar as fontes de informação, tendo em vista a análise sistemática dos dados e a rápida atualização dos estudos sobre a temática. Os resultados obtidos apontam que o desenvolvimento da aprendizagem humana ocorre através das trocas recíprocas estabelecidas durante toda a vida, entre o indivíduo e os estímulos meio e que ambos se modificam na medida em que são influenciados.
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