Performatividade, trabalho docente e escola pública

principais debates no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-12

Palavras-chave:

performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública.

Biografia do Autor

Susana Scherer, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadora do Núcleo de estudos em políticas públicas educacionais (NEPPE-UFPel). Doutora em Educação, mestre e Licenciada em Educação Fisica UFPEL. Professora na rede pública do Rio Grande do Sul, e da UAB da UFPEL.

Referências

BALL, S. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 13, 1993.

_____. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, Luís H. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998, p.121-137.

______. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.

______. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 15, n. 2, p. 3-23, 2002.

______. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004.

______. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, 2005.

______. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.

______. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, maio/ago. 2010.

______. Educação global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

______. The Education Debate. Bristol: Policy Press/University of Bristol, 2017.

______ et al. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Educação em questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 9-36, maio/ago. 2013.

CLARKE, J; NEWMAN, J. Gerencialismo. Educação e Realidade, v. 37, nº. 2, maio/ago, p. 353-381, 2012.

HOOD, C. The “New Public Management” in the 1980s: Variations on a theme’. Pergamon, Accounting, Organizations and Society, v. 20, n. 3, p. 93-109, 1995.

KUENZER A. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, jul.-set, p. 667-688, 2011.

LYOTARD, J. F. A Condição Pós-moderna. Tradução Ricardo Barbosa. Lisboa: Gradiva, 2009.

MAINARDES, J; MARCONDES, M. I. Entrevista Com Stephen J. Ball: Um Diálogo Sobre Justiça Social, Pesquisa e Política Educacional. Educação e Sociedade. Campinas, v. 30, nº. 106, p. 303-318, 2009.

MAINARDES, J; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Lista de obras de S. J. Ball e de pesquisas brasileiras que empregam suas ideias. 2015. Disponível em: . Acesso em 03/01/2016.

OLIVEIRA, D. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D; DUARTE, A; VIEIRA, L. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

WOOD, E. M. Capitalismo e democracia. Buenos Aires: CLACSO, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Scherer, S. (2021). Performatividade, trabalho docente e escola pública : principais debates no Brasil. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-12