Formação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-16

Palavras-chave:

Expectativa x realidade., Pandemia de COVID-19, Metodologias ativas, Desigualdade educacional, SEDUC-MT

Resumo

Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório.

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Biografia do Autor

Michael Douglas Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Letras - Português/Inglês, especialista em Linguística Aplicada e mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Pricila Cabral Coelho Moraes, Universidade Estadual de Goiás

Professora formada em Letras - Língua Portuguesa pela UFMT, pós-graduada em Educação, Diversidade e Cidadania pela UFG, mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) pela Universidade Estadual de Goiás (2020 e 2021).

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Docente no curso de graduação em Letras: Português-Inglês e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento no mesmo programa.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Rodrigues, M. D., Moraes, P. C. C., & Silvestre, V. P. V. . (2021). Formação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato Grosso. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-16

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