Comentários em uma página da rede social Instagram
reflexões situadas de uma prática discursiva on-line
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.2-5Palavras-chave:
Educação linguística crítica, Prática discursiva virtual, Direitos Humanos, Gênero comentário on-lineResumo
Considerando o comentário on-line como uma prática social sem precedentes em nossa contemporaneidade, eminentemente linguística, este artigo busca perscrutar os significados mobilizados em comentários motivados a partir da divulgação de uma notícia em uma página jornalística no Instagram, observando criticamente a prática discursiva e suas implicações no e para além do contexto virtual. Para a análise discursiva crítica do corpus obtido em plataforma virtual, fundamentamo-nos no gênero comentário on-line (CUNHA, 2012; ENTRINGER, 2018; SAL PAZ, 2013; SANTOS, 2018), em documentos oficiais que regem sobre os Direitos Humanos (ONU, 1948; BRASIL, 2014) e em perspectivas críticas de linguagem (AUSTIN, 1990; BARTON, 2009; FAIRCLOUGH, 2001, 2006). Os resultados indicam a produção e manutenção de textos/discursos coloniais que reiteram práticas discriminatórias sobre pessoas em vulnerabilidade social. Nesse sentido, apontamos para a urgência de criticidade sobre as práticas de comentar on-line.
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