A sala de aula como espaço de partilha

análise sob a ótica da complexidade de experiências em uma disciplina de mestrado

Autores

  • Stephany Mayara Sousa de Jesus Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-5593-0833
  • Vinícius Fagundes dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-14

Palavras-chave:

Educação. Complexidade. Diversidade. Sala de Aula. Partilha.

Resumo

O artigo pretende analisar, sob a ótica da complexidade, experiências compartilhadas pelos mestrandos numa disciplina de Educação e Diversidades, ministrada em 2020, em contexto pandêmico da COVID-19. O objetivo central é destacar nos comentários formulados pelos discentes em roteiros propostos pelas docentes, sob uma ótica complexa, como a metodologia proposta contribuiu para a criação de um espaço de partilha dos relatos na temática da diversidade. A pesquisa é bibliográfica, de abordagem qualitativa, sendo utilizados os operadores cognitivos do pensamento complexo, de Edgar Morin, como categorias de análise. Como aporte teórico, fundamenta-se em Candau (2000); Freire (1996); Hooks (2013); Maturana (2002); Morin (2007); Nicolescu (1999); Valente (2008); e Suanno (2013). Concluiu-se que a sala de aula é ambiente de trocas e partilhas, para além de estruturas físicas, ambiente propício para construção de saberes e formação de sujeitos complexos, para além dos conteúdos disciplinares e programáticos. Foram encontradas possibilidades de pensar pelos operadores cognitivos do pensamento complexo.

Biografia do Autor

Stephany Mayara Sousa de Jesus , Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás; MBA em Psicologia Positiva, Liderança e Coaching; Pacificadora e Mediadora pelo Tribunal de Justiça de Goiás; Formação pela Escola Criativa, Especialista em Penal e Direito Penal, Docente de graduação.

Vinícius Fagundes dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo PPG-IELT (UEG). Pedagogo; Letrólogo; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Docência no Ensino Superior; Docente efetivo da Rede municipal de educação de São Luís de Montes Belos. Membro dos grupos de pesquisa RIEC e GEFOPI.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Docente, Pesquisador, Pós-Doutor em Educação, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Educação, Formação de Professores, Criatividade, Teoria da Complexidade, Transdisciplinaridade, Práticas Pedagógicas, Práticas Pedagógicas Criativas, Psicologia

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Jesus , S. M. S. de ., Santos, V. F. dos ., & Suanno, J. H. (2021). A sala de aula como espaço de partilha: análise sob a ótica da complexidade de experiências em uma disciplina de mestrado . Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-14