A sala de aula como espaço de partilha
análise sob a ótica da complexidade de experiências em uma disciplina de mestrado
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.2-14Palabras clave:
Educação. Complexidade. Diversidade. Sala de Aula. Partilha.Resumen
O artigo pretende analisar, sob a ótica da complexidade, experiências compartilhadas pelos mestrandos numa disciplina de Educação e Diversidades, ministrada em 2020, em contexto pandêmico da COVID-19. O objetivo central é destacar nos comentários formulados pelos discentes em roteiros propostos pelas docentes, sob uma ótica complexa, como a metodologia proposta contribuiu para a criação de um espaço de partilha dos relatos na temática da diversidade. A pesquisa é bibliográfica, de abordagem qualitativa, sendo utilizados os operadores cognitivos do pensamento complexo, de Edgar Morin, como categorias de análise. Como aporte teórico, fundamenta-se em Candau (2000); Freire (1996); Hooks (2013); Maturana (2002); Morin (2007); Nicolescu (1999); Valente (2008); e Suanno (2013). Concluiu-se que a sala de aula é ambiente de trocas e partilhas, para além de estruturas físicas, ambiente propício para construção de saberes e formação de sujeitos complexos, para além dos conteúdos disciplinares e programáticos. Foram encontradas possibilidades de pensar pelos operadores cognitivos do pensamento complexo.
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