RESISTIR NA (RE)EXISTÊNCIA

DECOLONIZANDO SABERES NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA-COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-26

Palavras-chave:

Ensino-pesquisa-extensão. Dialogicidade. Decolonialidade. (Re) existência.

Resumo

o objetivo deste texto é problematizar a relação universidade-escola-comunidade, incentivando o desenvolvimento do potencial profissional e humano de discentes e docentes nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nesse viés, destacamos ainda, a relação dialógica (CALVO E FREITAS, 2011) e decolonial dos saberes (MIGNOLO, 2013; QUIJANO, 2005) de todos os entes envolvidos. Com uma abordagem qualitativa e interpretativista, por meio de pesquisa bibliográfica e relatos de experiência das pesquisadoras em três instituições de ensino superior: UFMG, UNIFESP e UERR. As discussões nos guiam para uma transformação do sujeito da educação em presença, seguindo Biesta (2017). Assim, ressaltamos a visão teórica como movimento que prescinde da prática, cuja prática ressignifica a teoria, através da noção de dialogicidade que caminha para a (re)construção de uma universidade como agência, que resiste e (re)existe com a escola e com a sociedade.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Zambrano, C. E. . G. ., Reinoldes, M. ., & Cruz, K. A. L. (2020). RESISTIR NA (RE)EXISTÊNCIA: DECOLONIZANDO SABERES NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA-COMUNIDADE. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-26

Edição

Seção

ARTIGOS