APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO
O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-9Palavras-chave:
Socioanálise. Método-documentário. Karl Mannheim. Sociologia da educação.Resumo
A partir das contribuições teórico-metodológicas de Karl Mannheim, o artigo apresenta a socioanálise e o método documentário como ferramentas para análise da realidade. Parte-se da perspectiva que as políticas públicas requerem a compreensão contextual, o que compreende seus agentes locais. Além de uma aproximação ao local e agentes da educação, esta proposta traz consigo o entendimento do papel que pode ser desenvolvido no ambiente escolar contra o autoritarismo, o que inicia-se pela própria concepção da análise e formulação de políticas públicas e concepção da educação como elemento que requer a problematização das relações sociais. Para ilustrar a metodologia, ao final do artigo, descreve-se o processo de pesquisa e sua aplicação em escola em Rio Grande/RS. Os resultados apontam que as dificuldades cotidianas que as professoras entrevistadas narram levam a um engajamento emocional com suas carreiras e formas de ação que buscam mobilizar o respeito à sua profissão.
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