APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO

O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-9

Palavras-chave:

Socioanálise. Método-documentário. Karl Mannheim. Sociologia da educação.

Resumo

A partir das contribuições teórico-metodológicas de Karl Mannheim, o artigo apresenta a socioanálise e o método documentário como ferramentas para análise da realidade. Parte-se da perspectiva que as políticas públicas requerem a compreensão contextual, o que compreende seus agentes locais. Além de uma aproximação ao local e agentes da educação, esta proposta traz consigo o entendimento do papel que pode ser desenvolvido no ambiente escolar contra o autoritarismo, o que inicia-se pela própria concepção da análise e formulação de políticas públicas e concepção da educação como elemento que requer a problematização das relações sociais. Para ilustrar a metodologia, ao final do artigo, descreve-se o processo de pesquisa e sua aplicação em escola em Rio Grande/RS. Os resultados apontam que as dificuldades cotidianas que as professoras entrevistadas narram levam a um engajamento emocional com suas carreiras e formas de ação que buscam mobilizar o respeito à sua profissão.

Referências

ALBINI, Joseph L. Crisis or Reconstruction: Mannheim’s alternatives for the Western democracies. IN: Sociological Focus, 3:3, p. 63-71, 1970.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BOHNSACK, Ralf. Documentary Method and Group discussion. IN: BOHNSACK, Ralf; PFAFF, Nicole; WELLER, Wivian (Orgs.) Qualitative Analysis and Documentary Method in International Educational Research. Germany: Barbara Budrich Publishers, 2010.

BOHNSACK, Ralf. Praxeological sociology of knowledge and documentary method: Karl Mannheim’s framing of empirical research. IN: KETTLER, David; MEJA, Volker (org.). The Anthem Companion to Karl Mannheim. EUA, Anthem Press, 2018.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa Social Reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. RJ: Editora Vozes, 2020.

GARFINKEL, Harold. Estudos de Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GIDDENS, Anthony. A Constituição da Sociedade. 3ª ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

IBÁÑEZ, Jesus. Mas Alla de La Sociologia. el grupo de discussíon: teoría y crítica. Espanha, Siglo XXI, 1986.

LONGHURST, Brian. Karl Mannheim and the contemporary sociology of knowledge. Londres: Macmillan Press: 1989.

MANNHEIM, Karl. O Pensamento Conservador. In: MARTINS, José de Souza (Org.). Introdução Crítica à Sociologia Rural. São Paulo: Hucitec, 1986.

MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 3ª reimpressão. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2013.

MANNHEIM, Karl e STEWART, W.A.C. Introdução à Sociologia da Educação. Editora Cultrix, São Paulo: 1969.

MANNHEIM, Karl. Diagnóstico de nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1961.

MANNHEIM, Karl. Sociology as Political Education. Nova Iorque: Routledge, 2018.

MANNHEIM, Karl. Structures of Thinking. Boston, USA. Ed. Routledge & Kegan Paul. 1982.

MANNHEIM, Karl. Sociologia do Conhecimento (Volume I). Porto, Editora Rés, s/d.

NOHL, Arnd-Michael. Narrative Interview and Documentary Interpretation. IN: BOHSACK, Ralf. Documentary Method and Group discussion. IN: BOHNSACK, Ralf;

PFAFF, Nicole; WELLER, Wivian (Orgs.) Qualitative Analysis and Documentary Method in International Educational Research. Germany: Barbara Budrich Publishers, 2010.

REMMLING, Gunter W. The Sociology of Karl Mannheim: with a bibliographical guide to the sociology of knowledge, ideological analysis, and social planning, 1975.

SAN SEGUNDO, Mário Augusto C.; SEVERO, Ricardo G. Repensando o currículo a partir

da ocupação de escola. IN: Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 14, n. 3, set./dez. 2019.

SEVERO, Ricardo G; SAN SEGUNDO, Mário Augusto C. OCUPATUDORS: socialização política entre jovens estudantes nas ocupações de escolas no Rio Grande do Sul. IN: ETD - Educação Temática Digital, 19(1), 73-98, 2017.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. IN: Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16. Jul/dez 2006, p. 20-45.

STEWART, W. A. C. Karl Mannheim and the Sociology of Education. IN: British Journal of Educational Studies, 1:2, 99-113, 1953.

STUPAK, Ronald J. Dewey and Mannheim on Education and Democracy: similarities and differences. IN: Kappa Delta Pi Record, 1968.

SUSSER, Bernard. The Sociology of knowledge and its enemies. IN: Inquiry: an interdisciplinary journal of philosophy, 32:3, 245-260, 1989.

WEINSTEIN, Deena; WEINSTEIN, Michael A. Intellectual transcendence: Karl Mannheim’s defence of the sociological attitude. IN: History of European Ideas, v. 2, n. 2, p.97-114, 1981.

WELLER, Wivian. The Feminine Presence in Youth (Sub)Cultures: the Art of Becoming Visible. IN: BOHSACK, Ralf. Documentary Method and Group discussion. IN:

BOHNSACK, Ralf; PFAFF, Nicole; WELLER, Wivian (Orgs.) Qualitative Analysis and Documentary Method in International Educational Research. Germany: Barbara Budrich Publishers, 2010.

WELLER, Wivian. Group discussion and documentary Method in Education research. Oxford Research Encyclopedia, Education. EUA, Oxford University Press, 2019.

WELLER et al. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: uma forma de análise das visões de mundo. IN: Sociedade e Estado, Brasília, v. XVIII, n. 2, p. 375-396, jul./dez. 2002.

WINSHIP, G. The democratic origins of the term "group analysis": Karl Mannheim's "third way" for psychoanalysis and social science. Group Analysis, 36 (1). pp. 37-51, 2003.

WITTHY, Geoff. Social theory and education policy: the legacy of Karl Mannheim. IN:

British Journal of Sociology of Education, 18:2, 149-163, 1997.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Severo, R. G. . (2020). APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-9

Edição

Seção

DOSSIÊ