A BRINCADEIRA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DA BNCC AO DESENVOLVIMENTO HUMANIZADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-5

Palavras-chave:

Educação infantil. Atividade principal. Brincadeira.

Resumo

 Este artigo discute a brincadeira proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como eixo estruturante às experiências pedagógicas e como direito da criança na Educação Infantil. Por meio de pesquisa teórico-conceitual, objetiva refletir sobre a concepção de brincadeira presente na BNCC, buscando verificar se o documento instrumentaliza os educadores a organizarem a brincadeira como uma atividade nuclear, fundamental para o desenvolvimento infantil humanizador. As discussões se desenvolveram na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, para a qual a brincadeira é atividade principal na fase pré-escolar e propulsora do desenvolvimento das funções psíquicas superiores. O resultado evidenciou que ao não definir de forma clara e teórica a brincadeira como atividade principal, a BNCC acaba por, também, não abrangê-la como atividade nuclear do currículo, pois não esclarece como ela deve ser estruturada a fim de propiciar aprendizagens e desenvolvimento psíquico. Assim constituído, o documento não instrumentaliza os professores em suas atuações nas diferentes realidades deste país.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Alves, A. F. ., Santana, M. S. R. ., & Peixoto, R. . (2020). A BRINCADEIRA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA BNCC AO DESENVOLVIMENTO HUMANIZADOR. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-5

Edição

Seção

DOSSIÊ